Serviço emergencial 199 completa dois anos com 681 chamados registrados

Defesa Civil
24/04/2019 10h27

Com o objetivo de prestar apoio à população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, busca promover a prevenção de riscos, através de ações da Defesa Civil Municipal. Para isso, os cidadãos contam com o serviço emergencial 199, que permite o contato mais rápido e direto com o órgão. No último dia 21, o serviço completou dois anos de funcionamento, assistindo a população 24 horas por dia. Desde a sua implantação, até o primeiro trimestre de 2019, foram contabilizadas 681 solicitações, sendo que o primeiro chamado ocorreu no dia 2 de maio de 2017.

Do total de solicitações recebidas, 84 foram por desabamentos e 337 por risco de desabamento, sendo essas as ocorrências mais recorrentes. Além disso, houve dez solicitações por deslizamento de terra, oito por risco de deslizamento e 53 por inundações, enchentes e alagamentos. Foram contabilizados também 23 chamados por queda de árvore, 34 por risco de queda de árvore e três por terem sido detectadas situações envolvendo produtos perigosos. Por fim, houve ainda 131 chamados não categorizados.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a Prefeitura Municipal de Aracaju atua de maneira a otimizar a prestação de serviços e o número emergencial é uma das ferramentas utilizadas para melhor atender a população. "Atuamos constantemente para a construção de uma cidade mais humana, inteligente e criativa. O 199 reflete essa missão. Estamos mais próximos da população, quando ela mais precisa. É em uma situação adversa que somos acionados por meio desse canal de comunicação e, prontamente, concedemos a atenção necessária para garantir a segurança dessas pessoas", enfatizou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, aponta alguns dos benefícios proporcionados pelo serviço para a população de Aracaju. "Com a criação do 199, as pessoas passaram a ter um canal de comunicação direta com a Defesa Civil, o que nos permite prestar um atendimento mais rápido. Além disso, antes da implantação do serviço, a população não tinha a quem recorrer fora do horário de expediente. Então, através do 199, nós começamos a atender as ocorrências em qualquer hora do dia e da noite, o que contribui com a segurança e qualidade de vida das pessoas", afirma o major.

Além disso, o coordenador chama atenção, também, para melhorias trazidas para o funcionamento do órgão. "A partir das ligações para o número, passamos a ter dados estatísticos sobre o número de ocorrências, o que nos possibilitou verificar em que áreas havia mais solicitações. Como já era previsto, o número de chamados se mostrou maior em bairros expostos a riscos e, com base nisso, começamos a formar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil", explica.

Vale ressaltar que, apenas no primeiro trimestre deste ano, já houve 107 solicitações, enquanto nos três primeiros meses de funcionamento do serviço, em 2017, foram 81. O crescimento desse número demonstra que mais pessoas estão cientes do serviço atualmente. "O número já está bem difundido em Aracaju. As pessoas já sabem a quem recorrer em situações de risco, devido a todo o trabalho de campanhas em redes sociais e pela divulgação nos meios de comunicação, além das ações educativas e de conscientização promovidas pessoalmente nas próprias comunidades", explica Sílvio Prado.

Os dados comprovam a eficiência do serviço nos mais diversos horários, considerando que cerca de 20% das solicitações foram atendidas fora do horário de expediente. "Contamos com uma rede bem estruturada e equipe capacitada para atenção às demandas. Nos casos dos dias com maior incidência de chuvas, ficamos em atenção, ou mesmo nos deslocamos para pontos estratégicos, de maneira a reduzir o tempo resposta, caso surjam chamados", reforçou o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida.

Uma das solicitações registradas através do serviço foi realizada pela aposentada Telma Cortes de Figueiredo, que mora no bairro 13 de Julho desde os anos 80, tendo acompanhado as diversas mudanças e fenômenos ocorridos no local. Durante o fenômeno da maré alta, em março deste ano, sua casa foi invadida pelas águas, por estar em uma região mais baixa. Ao se deparar com a situação, ela decidiu acionar a Defesa Civil, por meio do número 199.

"Quando eu liguei para a Defesa Civil, a equipe veio e acionou a Emurb, que prestou o serviço necessário", relata Telma. A solicitante demonstra imensa satisfação com a qualidade do serviço. "O atendimento foi rápido demais, eu não esperava. Além disso, no outro dia entraram em contato para saber como estava. Esse tipo de atendimento é o que a gente precisa", comemora a aposentada.

O serviço

Ao realizar a ligação, o solicitante é atendido por operadores da Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju, capacitados para a realização do registro. Através desse primeiro contato são obtidos os primeiros dados sobre a ocorrência, dispostos em um formulário eletrônico. Logo após, a solicitação é encaminhada imediatamente para a equipe da Defesa Civil de Aracaju, que realiza a avaliação da ocorrência, a fim de adotar as medidas cabíveis. Vale lembrar que a ligação é totalmente gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.