Prefeitura promove prática de yoga e relaxamento com gestantes do bairro Jabotiana

Saúde
24/04/2019 17h41

A gravidez é um mundo de novas descobertas, repleta de alterações físicas e emocionais. Para cuidar da saúde de mães e bebês e dar informações sobre o universo da gestante, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira, 24, atividades de yoga e relaxamento com um grupo de futuras mães na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel de Souza, bairro Jabotiana.

Segundo a enfermeira Jocicleide Magalhães, os benefícios de uma vida saudável e ativa durante a gestação estão mais que comprovados cientificamente. Ela diz, ainda, que as informações que as mães recebem nos encontros em grupo são diferentes e complementares às passadas nas consultas.

"Temos um trabalho mais específico para atender as necessidades das gestantes, que debatem principalmente sobre trabalho de parto; importância dos exames periódicos durante a gestação; cuidado com a criança; higiene; autoestima; depressão pós-parto; combate à sífilis; contra a violência obstétrica, entre outras situações que podem acontecer. Hoje o tema foi à prática do yoga, que é uma das opções mais indicadas para as grávidas, por ser uma modalidade que integra atividades físicas e práticas de relaxamento, proporcionando o bem-estar do corpo e da mente", explicou.

Durante a atividade, a instrutora de yoga tradicional e voluntária, Maria Cláudia Franco, falou sobre os movimentos, que visam ampliar a consciência corporal e ajudar na boa postura durante toda a gestação, tonificando e alongando os músculos, mobilizando as articulações, melhorando a flexibilidade e prevenindo desconfortos e lesões.

"A gestação é um momento único para cada mulher e é particularmente favorável para a prática de relaxamento. De um modo geral, as posturas do yoga atuam na parte física, beneficiando a musculatura, os ligamentos, os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano, bem como na estrutura energética. Atuam também sobre a parte psicológica e emocional da praticante, através da concentração, relaxamento e respiração, trazendo como consequência o controle das emoções", enfatizou.

Aprendizagem

Outra facilitadora dos encontros com as gestantes é a também enfermeira da UBS, Kátia Campos Rocha, que deu continuidade a reunião. "Nosso encontro é também uma oportunidade para troca de experiências e vivências, já que muitas mães se queixam de ficarem muito tempo sozinhas. Hoje, abordamos o tema sobre os cuidados com o bebê, a introdução alimentar, amamentação e o desmame. É um momento bem importante de interação entre mães e bebês", relatou.

Em sua primeira gestação, Iraneide Alves participa do grupo desde o início de sua gravidez. "Depois destas atividades fico até mais calma. O yoga me promove conforto através de uma prática prazerosa, relaxamento físico e mental, e redução dos desconfortos comuns da gravidez, por meio de exercícios dinâmicos e movimentos fluídos. Gostei muito e a equipe nos trata muito bem. Agradeço por passarem tanto conhecimento", disse.

Êmile Silva, também grávida do primeiro filho, entrou no grupo por indicação de uma amiga. "Gosto de participar dos encontros porque aqui aprendo muito. Sempre nos apresentam novidades e isso me dá segurança e me deixa mais preparada para o parto", revelou.

Os encontros acontecem uma quarta-feira por mês, na UBS Manoel de Souza, e atende em média 20 gestantes. Nas reuniões, os temas são variados sempre em torno da maternidade. O grupo é aberto também para os pais que tenham interesse em participar, pois esta vivência diminui a ansiedade da mulher e fortalece ainda mais os laços da família.