Comerciantes de peixes começam a armazenar mercadorias na nova câmara frigorífica

Serviços Urbanos
24/04/2019 16h42

“Edvaldo falou e cumpriu”. As palavras em tom de agradecimento ao prefeito de Aracaju fazem parte do discurso de quem está sentindo mais de perto a transformação da capital em uma cidade mais humana, inteligente e criativa. O comerciante Alexandre dos Santos, que trabalha há mais de 20 anos com a venda de pescados e mariscos no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, foi um dos primeiros a acondicionar suas mercadorias na nova câmara frigorífica instalada, no espaço, pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A partir desta quarta-feira, 24, já com o equipamento em funcionamento, ele e os demais permissionários do setor de pescados, cerca de 150 no total, passam a estocar seus produtos na câmara que oferece as condições ideais de armazenamento e temperatura, deixando no passado o antigo contêiner alugado, provisoriamente, que só atendia a dez feirantes, e que será desativado ainda esta semana.

“Este é mais um compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira que está sendo cumprido e demonstra o cuidado da gestão com a qualidade de vida dos aracajuanos. Foram cinco anos sem câmara frigorífica e essa nova estrutura instalada dentro do mercado trará mais qualidade aos produtos comercializados no setor de pescados”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Ainda de acordo com o presidente, a chegada da nova câmara frigorífica representa também uma economia aos cofres públicos em torno de R$ 120 mil ao ano, valor que estava sendo pago pelo aluguel e a energia do antigo contêiner. O presidente lembrou que, posteriormente, serão instaladas mais duas câmaras no Virgínia Franco para congelamento de pescados e resfriamento das carnes.

João Kennedy, que vive do comércio de peixes, há mais de 30 anos, contou estar ansioso pela renovação do seu estoque reduzido após o período da Semana Santa. “Essa câmara não poderia ter vindo em melhor hora, vai ser bem melhor pra gente organizar nossos produtos mais próximo das bancas, vai facilitar bastante. A Prefeitura se comprometeu a fazer e fez, foi um serviço rápido e vai melhorar bastante pra todos nós”, afirmou.

Um dos comerciantes mais antigos do setor, José Albede Araújo, disse que a correta conservação dos produtos, permite que os feirantes atendam a determinadas normas sanitárias. Já Marieta Pereira, também comerciante, ressaltou que a câmara trará mais segurança para todos, já que está instalada dentro do mercado. "Isso sem contar na questão da facilidade na hora de estocar e de abastecer nossas mercadorias”, disse ela que negocia no espaço há cerca de 15 anos.

A iniciativa da Prefeitura também foi elogiada pela aposentada Maria do Carmo Leal. “Eu sempre consumo peixes e outros produtos aqui do mercado, mas se tem uma melhora na conservação do peixe, isso significa que nós vamos comprar um produto com mais qualidade. É uma garantia de que estamos consumindo algo que foi tratado da maneira adequada para nossa saúde”.