Curso de Corte e Escova capacita e incentiva alunos a ingressarem na profissão

Formação para o Trabalho
26/04/2019 17h10

A busca por um espaço no mercado de trabalho é uma realidade para Eunice Mota, de 34 anos. Ela participou do curso de Corte e Escova (60h) oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). "Foi uma ótima oportunidade para pessoas que estão desempregadas, como eu. É uma porta que se abre quando a gente não vê nenhuma alternativa", conta a aluna.

Realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança, e finalizado na tarde desta sexta-feira, 26, as aulas tiveram como objetivo capacitar os participantes para que não só aprendessem as técnicas de corte e escova, como também se atualizassem sobre as tendências do momento para aplicá-las na prática. "Essa foi a primeira vez que fiz um curso assim e gostei do que descobri, é uma coisa nova e é algo que quero seguir. A princípio, quero adquirir mais experiência para abrir meu próprio salão. Acho bacana a oferta de cursos gratuitos, porque mostra que a Prefeitura está preocupada com a população, mostra o interesse em querer ajudar as pessoas que não têm acesso ao mercado de trabalho e formação. Hoje eu tenho uma profissão e posso me desenvolver", afirma Eunice.

Expansão dos negócios


Quase um ano se passou desde que Sheila Rodrigues, de 30 anos, abriu seu próprio salão de beleza. De lá para cá, a necessidade de se aperfeiçoar foi ficando cada vez mais clara, levando a empreendedora a buscar o curso de Corte e Escova. "Foi uma oportunidade muito boa e acho que vai contribuir 100% com meu trabalho. Absorvi muita coisa nova, muitos cortes e técnicas. Abri o meu salão há pouco tempo e as coisas já começaram a melhorar por lá antes mesmo de terminar o curso. Avalio muito bem, essa chance foi ótima, ainda mais sendo um curso gratuito", disse a aluna.  

Aprendizado


De acordo com a instrutora, Adriana Rosas, o curso foi proveitoso e a sensação é de dever cumprido por ter contribuído com a melhoria de vida e a geração de renda da turma. "Ensinei os cortes tradicionais e os que estão na moda, como em camadas, long bob, degradê e outros também despojados. Além disso, ensinei sobre corte masculino, por conta da tendência dos barbeiros, dentre outras técnicas. Para mim foi muito gratificante, porque o mercado de trabalho está difícil e o curso profissionalizante é um meio de possibilitar que esses alunos possam não só conseguir um emprego, como abrir seu próprio salão", salienta a instrutora.