Blitz busca conscientizar população sobre destinação correta do lixo

Serviços Urbanos
25/04/2019 17h41

Com o objetivo de conscientizar os aracajuanos sobre o descarte consciente do lixo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou, na tarde desta quinta-feira, 25, a Blitz do Lixo. A ação, que faz parte do programa de educação ambiental desenvolvido em parceria com uma das empresas responsáveis pela limpeza da cidade, aconteceu em uma das principais vias dos bairros 13 de Julho e Coroa do Meio, na zona Sul da capital.

Durante as abordagens aos condutores, pedestres e motociclistas, os educadores ambientais e jovens aprendizes, que integram o programa, distribuíram panfletos informativos sobre o projeto de coleta seletiva desenvolvido pela Emsurb em algumas localidades. “A nossa intenção é ampliar o leque de informações à população a respeito dos nossos serviços, como também trabalhar com a conscientização ambiental. Desta vez, estamos atuando com o programa nas principais vias dos bairros onde o serviço da coleta seletiva já possui um roteiro definido. Iniciamos pela avenida Pedro Valadares, no Jardins, e na próxima semana estaremos na avenida Hermes Fontes”, explicou o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa.

O motorista Roberto Bispo dos Santos aprovou a ação educativa. Ao perceber a aproximação da equipe, o condutor baixou de imediato o vidro para receber o material informativo. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela preocupação com o meio ambiente. É comum ver pessoas descartando lixo de forma errada, mas fazendo a nossa parte a gente consegue mudar as coisas. Além disso, acho muito importante a participação dos jovens em projetos como esse que incentivam a conservação da nossa cidade”, destacou.

“É muito importante tentar conscientizar as pessoas. O poder público atua, mas a população precisa se educar e entender que, se não soubermos cuidar do meio ambiente, isso nos trará consequências”, reforçou a empresária Walesca Melo.

O senhor João Afonso acha importante esse tipo de abordagem para reforçar sobre o descarte correto dos resíduos e contou já contribuir com a coleta seletiva em seu bairro. “Todos na minha casa já fazem a separação do lixo. É nosso dever cuidar do meio ambiente e combater tudo aquilo que possa poluir a nossa cidade”.

Ainda pela manhã o grupo percorreu as ruas do conjunto Leite Neto, no bairro Grageru, em mais uma ação educativa. Desta vez, eles levaram para os moradores orientações sobre a coleta domiciliar do lixo e outros esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa municipal.