Prefeitura discute orçamento de 2020 com a sociedade

Planejamento e Orçamento
25/04/2019 19h08

Promover o encontro entre a gestão municipal, a população aracajuana e as entidades representativas da sociedade, no sentido de discutir propostas de melhorias para a capital para o próximo ano. Este foi o objetivo da audiência pública sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2020, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), na tarde desta quinta-feira, 25. O encontro aconteceu na Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos.

"Hoje iniciamos o planejamento para o próximo exercício com a discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020. Para esta edição, a novidade é que os 49 projetos que compõem o Planejamento Estratégico serão contemplados na LDO, cuja previsão do orçamento é de mais de R$2,4 bilhões direcionados à todas as áreas sob a responsabilidade do Poder Executivo Municipal", explicou o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira.

O orador da audiência foi o coordenador geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida. Na oportunidade, ele explicitou o conceito do Projeto, a metodologia utilizada em sua composição e, além disso, destacou o processo orçamentário, quais as dificuldades de angariar recursos nas esferas federal e local, e fez uma retrospectiva dos avanços conquistados pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

"Esta é uma fase obrigatória e legal, na qual a gente conversa com a população que contribui de forma significativa, pontuando as principais demandas do seu bairro ou região. A partir disso, juntamente com as equipes técnicas das secretarias de cada área demandada, é feita a análise de cada sugestão no sentido de ver a possibilidade de ajustar o Projeto, ou não. Concluído esse processo o PLDO é enviado à Câmara de Vereadores para análise e aprovação", disse Leilton.

O presidente da Associação em Defesa dos Moradores do Santos Dumont, Enélio Luiz dos Santos, disse que o encontro foi produtivo. Para ele, a segurança é um dos pontos que merece destaque no Projeto de Lei. "Investir em cultura, educação, lazer e emprego, principalmente para os jovens, é uma forma de levantar a autoestima e reduzir a violência nos bairros periféricos", falou, destacando que a atual gestão tem atendido os anseios básicos do seu bairro, a exemplo da limpeza, saneamento, entre outros.

Acompanhado do vereador Dr. Gonzaga, o também vereador Américo de Deus, avaliou o encontro como de suma importância, por ouvir as demandas das pessoas que tem se interessado cada vez mais em participar desta gestão. De acordo com ele, o cidadão aracajuano é um agente fiscalizador de cada parcela do orçamento que é destinada para seu bairro. O vereador também destacou que a sua participação no evento foi no sentido de fazer parte das discussões que tratam do futuro da cidade, haja vista ser um representante do povo.

Câmara
O próximo passo a ser dado com relação ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária é o envio, até o dia 31 de maio, à Câmara de Vereadores (CMA) para apreciação da Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento que, deverá apreciar e votar o PLDO.