Prefeitura de Aracaju monitora previsão de chuvas e mantém atenção

Defesa Social e Cidadania
26/04/2019 15h08

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora a previsão de chuvas na capital para este final de semana. A atenção permanece, principalmente para os dias com indicativo de maior precipitação. O planejamento de ações preventivas ocorrem de maneira continuada para reduzir transtornos e minimizar riscos, especialmente nas localidades mais vulneráveis.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a atenção em relação às chuvas é constante. "Todos os dias nós verificamos, pelo menos, quatro vezes por dia, todos os sites de meteorologia. Diante de situação que gere maior preocupação, conversamos com Overland Amaral. Ontem, inclusive, estivemos em reunião com ele, e nos foi apresentada a previsão de chuva fraca a moderada para o domingo. Estamos atentos e tranquilos", ressaltou o secretário Luís Fernando.

O gestor ainda pontuou que a variação da maré para esse final de semana não é preocupante. "A maré terá pequeno crescimento para este final de semana. Vale ressaltar que, quando há lua cheia ou lua nova, a maré é mais forte, temos uma grande variação com preamar alta (nível máximo da maré) e preamar baixa (nível mínimo), formando correnteza, que demanda mais atenção. Mas, nos períodos de lua minguante e lua crescente, a variação de maré é pequena, o que gera uma situação de maior estabilidade e tranquilidade", explicou o secretário.

Com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia, nesta ocasião, durante o mês de maio, podem ocorrer chuvas mais intensas. Por isso, os trabalho da Defesa Civil de Aracaju ocorrem de forma estratégica para monitorar, especialmente, as áreas de risco. "O objetivo é que, por meio de rondas e intensificação do monitoramento, especialmente nas áreas com maior risco, seja possível atuar com o máximo de agilidade, no sentido de minimizar possíveis transtornos à população", finalizou Luís Fernando.

199

A Defesa Civil mantém as atenções voltadas às demandas da população, que acionam o órgão por meio no número emergencial 199 em situações de possíveis riscos. Em caso de identificação de movimentações de terra, inclinação de postes e árvores, rachaduras ou movimentação de telhas durante as chuvas, o órgão pode ser acionado. O serviço funciona 24 horas por dia para contribuir com a segurança da população.