Moradores do Bairro América recebem ação educativa sobre descarte de lixo

Serviços Urbanos
29/04/2019 13h57

Cooperar para uma cidade limpa, organizada e sustentável é dever de todos. É com este objetivo que os integrantes do projeto de Educação Ambiental, criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), visitam moradores de diversos bairros da capital, levando recomendações e esclarecendo dúvidas a respeito do descarte correto do lixo. Nesta segunda, 29, e na terça-feira, 30, a comunidade do Bairro América recebe a campanha educativa. 

Durante as visitas, os moradores são esclarecidos sobre algumas ações diárias que podem ser feitas: por exemplo, a separação entre materiais recicláveis, como plástico e papelão, dos materiais orgânicos, como resto de alimentos. A população também é alertada sobre os riscos causados pelo descarte incorreto que ocasionam doenças, poluição do ar, inundações, entre outros. 

De acordo o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa, esta atuação da Emsurb tem o propósito de integrar ainda mais a população aos serviços prestados pela empresa municipal. “Diariamente, a Prefeitura já realiza diversos serviços de recolhimento de lixo, como a Coleta Seletiva e o Cata-Treco. Nossa intenção com esse projeto é não apenas informar aos que não conhecem sobre tais serviços, mas, também, construir em cada morador, em todos os bairros por onde o programa passa, uma nova atitude em relação ao descarte do lixo, convidando-os a contribuir com um dos pilares da gestão municipal, que é tornar a cidade de Aracaju mais humana”, afirmou.  

Na próxima quinta-feira, 2, outra ação dessa mesma campanha, a Blitz do Lixo, estará concentrada na avenida Hermes Fontes, no trecho próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Sinhazinha. Ao longo do projeto, os estudantes dialogam com motoristas e pedestres e utilizam faixas e panfletos com o objetivo de conscientizá-los sobre os cuidados no tratamento do lixo.