Serviço de alerta por SMS ultrapassa 17 mil cadastros em Aracaju

Defesa Civil
02/05/2019 09h47

O serviço de alerta por SMS 40199 está em funcionamento na capital há pouco mais de um ano. O canal foi implementado para reforçar a prevenção de riscos, de maneira a manter a população informada sobre a possibilidade de situações adversas, que exijam maior atenção e cuidados preventivos. A Prefeitura de Aracaju vem intensificando a divulgação do serviço, especialmente nas áreas mais vulneráveis aos efeitos das chuvas. Para isso, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, desenvolve ações permanentes e amplia o diálogo com a população sobre medidas a serem adotadas para minimizar os transtornos provocados por precipitações mais intensas. O principal objetivo é ampliar a segurança da população.

Desde o mês de fevereiro de 2018, até o momento, o serviço soma 17.253 cadastros realizados, somente em Aracaju. Com abrangência para todo o estado, o canal pode conter mensagens emitidas pela Defesa Civil Estadual e Municipal, no entanto, a partir do aprimoramento do fluxo de trabalho, ficou definido que apenas o órgão municipal estará emitindo os alertas para a capital. Este ano, já foram enviados nove alertas, sendo que cinco deles foram direcionados, especificamente, para Aracaju. A última mensagem em âmbito municipal foi motivada pela maior alta da maré em 2019, que ocorreu no dia 21 de março.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o serviço possibilita que a população esteja em atenção para adotar atitudes que possam resguardar suas vidas e reduzir riscos. "Se a pessoa reside em área de risco, diante da veiculação da mensagem, é possível se precaver e, inclusive, buscar local seguro até que a situação volte à normalidade. Com base nas diretrizes do prefeito Edvaldo Nogueira, e embasado no planejamento estratégico, a prevenção é uma das prioridades da gestão, pois, quando ela é bem trabalhada, os efeitos são minimizados", reforçou o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, são quatro as fontes que embasam a previsão de chuvas. É estabelecido contato direto com o Instituto de Meteorologia de Sergipe (Semar), assim como são recebidos alertas de órgãos como Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) , Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). "É diante de uma um possibilidade mais concreta dessa ocorrência que o SMS pode ser utilizado. Disparamos o alerta para chuvas quando a previsão marca volume a partir de 50mm", destacou.

Cadastro

Qualquer pessoas que possua um celular pode realizar o cadastro, sem custo. É preciso, apenas, enviar uma mensagem, via SMS, para o número 40199. No corpo na mensagem, deve ser inserido o CEP da residência ou local sobre o qual deseje receber informações. Após o envio o solicitante receberá uma mensagem de confirmação e estará habilitado para a receber os alertas da Defesa Civil.

O secretário Luís Fernando Almeida ressalta o cuidado com a emissão dos alertas. "Prezamos pela credibilidade do serviço. Por isso, esses alertas são enviados quando há maior probabilidade para a previsão de chuvas. Diante disso, pedimos que as pessoas fiquem atentas às mensagens", acrescentou.

O coordenador da Defesa Civil, indica o comportamento que deve ser adotado a partir do recebimento do alerta. "As pessoas devem redobrar o estado de observação e, em qualquer situação de perigo, ligar imediatamente para o número emergencial da Defesa Civil, o 199", pontuou Sílvio Prado.