Oficina de Papel ensina técnicas de artesanato para pessoas com deficiência

Serviços Urbanos
02/05/2019 14h12


Há pouco mais de duas décadas, a Oficina de Papel segue transformando itens como jornais e revistas em acessórios e peças de decoração. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, e administrada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o projeto promove oficinas para a comunidade em geral, além de exposição das peças confeccionadas. Nesta quinta-feira, 2, foram recebidos no espaço os membros assistidos pelo Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência. 

Durante toda a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de produzir peças como leques, bolsas e jarros, ao mesmo tempo em que recebiam as orientações e dicas passadas pela equipe. “O nosso intuito é oferecer para essas pessoas um trabalho que irá beneficiá-las em vários sentidos, pois, além da questão ambiental, há toda uma ação que busca contribuir também para a autoestima deles”, enfatizou a coordenadora da Oficina, Jacqueline Guimarães dos Santos. 

Segundo a Educadora Social, Maria Betania Cardoso, essa iniciativa da Prefeitura tem impacto positivo no tratamento oferecido aos adultos e jovens atendidos pelo Centro-Dia. “Essa é a primeira vez que fazemos essa atividade aqui na Oficina de Papel e a importância para nós está justamente em desenvolver neles o cuidado com o meio ambiente, estimular a convivência entre pessoas, além de aprimorar ainda mais as habilidades cognitivas de cada um”, explicou.

No total, foram sete membros que participaram da ação na sede da Oficina de Papel. Isabela Cardoso, que está há cinco anos no Centro-Dia, foi uma delas. “Essa foi a primeira vez que venho em um lugar assim e gostei de tudo aqui, principalmente das bolsas”, disse a jovem.  

Sobre a Oficina 

Criada com a finalidade de favorecer a preservação ambiental, a Oficina de Papel busca atender regularmente os pedidos vindos de instituições como escolas, ONGs e empresas. Atualmente, dez colaboradores atuam na oficina, que chega a produzir uma média entre 20 e 25 peças por semana. Além de jornais e revistas, outros materiais também são transformados em arte, a exemplo de garrafas de plástico e pneus. As doações podem ser feitas diretamente na sede da oficina, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), na avenida Jornalista Santos Santana S/N, bairro Jardins. O horário para visitação e recebimento das doações é de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h.