Fundat: mais de 200 aracajuanos já participaram do Encontro de Empreendedores

Formação para o Trabalho
06/05/2019 15h51

Você já ouviu falar em  empreendedorismo? Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju está levando para diversos bairros da capital encontros para debater, entender e saber mais sobre esse assunto. Em três anos, mais de 200 pessoas participaram do evento intitulado Encontro de Empreendedores de Aracaju. A iniciativa tem como objetivo diminuir o número de comerciantes informais e levá-los para a formalização como Microempreendedores Individuais (MEI).

O empreendedorismo é um tema que já vem sendo discutido há muito tempo. Seu conceito foi utilizado pela primeira vez em 1950, pelo economista Joseph Schumpeter. No Brasil, ele surge nos anos 90, e, uma década depois, já havia 19 milhões de brasileiros empreendendo no país. Atualmente, o empreendedorismo tem se tornado uma oportunidade para aqueles que encontram dificuldades em ingressar no mercado de trabalho e, por isso buscam garantir de forma autônoma a independência financeira, através da criação do próprio negócio.

A internet é uma aliada para quem deseja empreender. No Encontro de Empreendedores promovido pela Fundat é grande a participação desse público que está se reinventando após a saída do mercado de trabalho. Os temas discutidos no evento explicam para essas pessoas a importância de começar bem o negócio e fazer a diferença no mercado com ideias inovadoras. 

O Encontro teve início em 2017 através de um projeto para prospecção de potenciais microempreendedores individuais. Desde então, sete bairros aracajuanos já foram contemplados pelo evento. O último foi realizado no bairro Coroa do Meio. Além dos debates, palestras, formalização de MEI, a ação tem uma parceria com o Banco do Nordeste e Banese, que levam propostas de microcrédito para apresentar aos participantes.

Fundat

Uma das formas de contribuição da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) com o empreendedorismo na capital é através dos serviços oferecidos pela Coordenadoria de Grupos de Produção e Unidades Produtivas (Cogpro). A coordenadoria funciona na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro. O setor proporciona orientação empreendedora, a fim de que o comerciante se formalize, passando de pessoa física para jurídica.

As ações do núcleo não se restringem à sede da Fundação. Anualmente, vários eventos de empreendedorismo acontecem nos bairros de Aracaju, como o Encontro de Empreendedores, palestras e debates. A Cogpro também faz visitas aos vendedores ambulantes na capital, mostrando a eles os benefícios que terão ao se formalizarem.

Outro exemplo de ação externa da Fundação é a participação na Feirinha da Gambiarra, que por duas edições consecutivas teve a atuação da Fundat, tirando dúvidas e debatendo sobre maneiras criativas de empreender.  Na edição que aconteceu no início do mês de abril, a Fundat inovou ao levar para o local que aconteceu a feira, um momento de debate com a temática empreendedora.

Sétimo Encontro de Empreendedores de Aracaju

O Encontro de Empreendedores de Aracaju se tornou peça chave na atual gestão da Prefeitura de Aracaju, para quem deseja obter um negócio de sucesso. A Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cleia Maria Brandão, situada no bairro Coroa do Meio, recebeu a sétima edição do evento, primeira deste ano. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, que contou com a presença do Banco do Nordeste e do Banese, apresentando propostas de microcrédito, além de palestra sobre empreendedorismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e orientações com a Vigilância Sanitária.

De acordo com a coordenadora de Grupos de Produção e Unidades Produtivas da Fundat, Trícia Dantas, o local escolhido para a realização do sétimo encontro, bairro Coroa do Meio, foi estratégico por ser uma comunidade com grande número de comerciantes sem formalização. “Trouxemos [o encontro] aqui para a Coroa do Meio, tendo em vista que aqui existem muitos ambulantes e comerciantes informais”, explica a coordenadora.

Segundo ela, as palestras são as peças principais do evento, os temas trazem perguntas que muitos empreendedores têm que fazer antes de começar. “Nós fazemos uma análise das necessidades de cada bairro, cada instituição e levamos o encontro de empreendedores com o objetivo de levar palestras de ‘Como começar bem o seu negócio? ’, ‘Como empreender bem? ’, ‘Como você poderá se tornar MEI? ’, ‘Quais os benefícios de ser MEI? ’”, explicou a coordenadora.

 Além das palestras, os encontros também contam com a participação de outros órgãos da Prefeitura de Aracaju, como Vigilância Sanitária e a Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), parcerias firmadas que trazem confiança aos participantes, pois eles sabem que podem contar com o apoio desses setores.

O Sebrae, uma das instituições que faz parte do sistema “S”, nesta edição, cedeu o palestrante, Rosivaldo Nascimento. Ele é empresário, professor e consultor de empreendedorismo e inovação. Na palestra, que se tornou mais um bate-papo, Rosivaldo abordou assuntos como a ação consciente para empreender, dicas para tornar o negócio diferenciado de acordo com perfil de cada empreendedor e espírito de compartilhamento.

O palestrante destacou a importância dessa parceria entre a Fundat e o Sebrae. De acordo com Nascimento, quem ganha são os participantes. “Esse encontro é de uma importância significativa para despertar o prazer de empreender e enxergar, realmente, que o empreender é que leva ao crescimento”, explica.

A dona de casa, Ilsanne Silva, 36, é recém-chegada em Aracaju e está procurando uma área para abrir seu negócio. Ela já fez alguns cursos pela Fundação, mas ainda não tem noção de por onde começar. Ao ficar sabendo do Encontro de Empreendedores, fez logo a inscrição, para garantir a vaga. “Eu resolvi participar para aprender e saber mais informações para ser uma empreendedora”, conta Ilsanne, ressaltando que o encontro foi primordial para ela saber como começar a empreender.

A dona de casa é um exemplo dos 30 cidadãos que participaram da sétima edição do evento. Após a palestra, houve a apresentação das propostas de microcrédito dos bancos do Nordeste e Banese, e em seguida, a Fundat proporcionou uma palestra sobre os benefícios que a comerciante e os demais têm ao migrar para pessoa jurídica. A Fundat continua fazendo os atendimentos na sede (calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro) com profissionais preparados para atender as demandas dos micro empreendedores individuais (MEIs) e daqueles que almejam se tornar um.