Empenho da gestão garante efetividade na limpeza pública do bairro América

Serviços Urbanos
07/05/2019 16h38

Quem transita pelo bairro América, um dos mais populosos da zona Oeste da cidade, sente com facilidade a presença da Prefeitura de Aracaju. Além da regularidade na coleta domiciliar, que acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, a localidade recebe, rotineiramente, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ações que garantem a efetividade nos serviços de limpeza pública. 

Em fevereiro deste ano, para atender com mais agilidade as demandas da comunidade, o bairro recebeu um mutirão com serviços de roçagem mecanizada, capinação, pintura de guias, recolhimento de resíduos e manutenção de praças. O empenho da administração municipal na região, também acontece no tocante ao descarte irregular. Os três pontos viciados encontrados no início da gestão foram revitalizados, sendo que dois receberam, além da limpeza, intervenção com paisagismo: o da avenida Doutor José da Silva Ribeiro Filho e o da travessa Nova Paraíba.

Para que os moradores realizem o descarte consciente de resíduos de lixo ou de restos da construção civil (entulho), a empresa municipal disponibiliza duas caixas estacionárias, uma de 30m³ para entulho e outra de 5m³ para lixo, ambas na rua tenente Durval Chaves. Iniciativas desta natureza vêm sendo utilizadas pela Emsurb como forma de otimizar as ações de coleta.

Moradora do bairro há mais de 40 anos, dona Maria da Paixão comentou sobre a importância dos moradores para a conservação dos serviços feitos pela Emsurb. “Sempre encontro equipe da Emsurb aqui na região, seja fazendo capinação ou até mesmo varrendo as ruas, por isso, os moradores precisam fazer a sua parte e cuidar mais do lugar onde vive. Se cada um não jogar lixo nas esquinas e colocar o lixo na porta só nos dias de coleta o bairro fica mais limpo e organizado e todos nós ganhamos com isso”, afirmou a aposentada.

“Desde o início da gestão, no bairro América, assim como em outros locais da cidade, fizemos um levantamento das principais demandas para restabelecer a ordem de limpeza pública. Com a regularidade da coleta de lixo, começamos a traçar outras linhas de ações e, graças ao trabalho paralelo de outros programas como o Cata Treco, e a conscientização das equipes de educação ambiental, estamos tendo êxito na manutenção da limpeza, uma vez que estamos conseguindo contar com a população como nossa principal aliada”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

“Com Edvaldo, estou vendo as coisas mudarem por aqui. O bairro está mais limpo e as ruas e avenidas bem cuidadas”, afirmou a dona de casa Maria Augusta Bispo enquanto recebia orientações de um dos jovens pertencente ao grupo de educação ambiental desenvolvido pela empresa.