Prefeitura promove o fortalecimento de vínculos familiares através de ação comunitária

Assistência Social e Cidadania
07/05/2019 18h33

Nos dias atuais, o vínculo familiar vai muito além das relações de sangue, parentesco ou casamento. Uma família se forma com base no afeto e se fortalece pelos laços de amor, respeito, proteção e tolerância. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, nesta terça-feira, 7, a ação comunitária ‘Famílias em Ação’, destinadas às pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bonfim, Gonçalo Rollemberg e Madre Tereza de Calcutá.

O evento, alusivo ao Dia das Mães, fez parte das atividades ofertadas pela Assistência, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e teve como objetivo aproximar os membros familiares, estimular o afeto e promover a reflexão e o respeito a todas as composições familiares.

Durante toda à tarde, foram desenvolvidas diversas atividades recreativas que contaram com a participação ativa das famílias presentes. “Geralmente, no mês de maio, as pessoas costumam comemorar o Dia das Mães, que para a gente tem outro significado. Consideramos o da família, já que o conceito de família é muito variado. Esse dia vem para reforçar essa compreensão através de várias atividades que também ajudam a fortalecer os vínculos das famílias e proporciona um momento de interação”, destacou Kenia Barreto, coordenadora do Cras Rollemberg Leite.

Segundo a gerente do Serviço de Atendimento Integral e de Proteção à Família (Paif), Edlaine Sena, o ato traz diversos significados e cumpre com o papel da Política de Assistência Social, principalmente, no que se refere ao fortalecimento do papel familiar. “Para nós, família é com quem convivemos e criamos vínculos. Essa ação vem para agregar o conjunto de ações que fazemos, durante todo o ano, com o intuito de tornar essas famílias unidas, fortes e protegidas. Queremos mostrar a importância do papel das famílias e como elas são importantes para o desenvolvimento de cada pessoa”, disse.

A família da manicure Marivalda da Silva não é nada convencional. Marivalda conseguiu, por meio do Cras, a guarda de quatro sobrinhos, filhos de duas irmãs que faleceram. Hoje, ela se tornou mãe de coração de sobrinhos e de outros dois filhos. Para ela, as ações realizadas no Cras são muito produtivas e sempre trazem mensagens muito importantes para a vida de cada usuário. “Esse momento, por exemplo, é único porque nunca temos tempo devido a correria do dia a dia, não aproveitamos tanto a família. Hoje, tive que parar um pouco e me dedicar aos meus filhos. Agradeço ao Cras que sempre nos oferece atividades ricas  e com conteúdos necessários”, avaliou.