Fundat visa ampliar ofertas de cursos através de parceria com a UFS

Formação para o Trabalho
08/05/2019 16h17

A presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Lima, se reuniu com representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante esta semana, para discutir e ampliar a parceria já existente entre os órgãos. Com o estreitamento desse trabalho coletivo, o objetivo é ocupar novos espaços e qualificar cada vez mais a população para o mercado de trabalho.

De acordo com Edivaneide Lima, a reunião foi de grande valia por representar a retomada de um projeto de grande relevância. "Sabemos que a Fundação já vinha com tratativas com a UFS, mas tivemos essa iniciativa de voltar a procurá-la. Estamos entusiasmadas com o fortalecimento dessa parceria e iremos ampliar a oferta de cursos, nos baseando nos dados obtidos pela Universidade, relacionados às necessidades do mercado de trabalho atual. Desta forma, iremos ofertar cursos de capacitação que possam suprir essas demandas. Foi um encontro muito satisfatório", afirmou a nova presidente da Fundat.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFS, Alaíde Hermínia de Aguiar, a parceria é proveitosa para ambos os lados, tanto pelo propósito das instituições em atuar diretamente com a população, quanto para os cidadãos, principalmente de baixa renda, que poderão ser beneficiados com as ações futuras. "Este é um momento importante de investimento profissional para as pessoas que buscam não só uma capacitação e a inserção no mercado de trabalho, mas também para quem já possui emprego e deseja evoluir profissionalmente. Existe uma grande demanda para a oferta desses cursos, principalmente voltados para os jovens", ressaltou Alaíde.

Capacitação 

A diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende, salientou que, apesar de existir um orçamento pré-estabelecido com foco nas capacitações, é importante que a Fundação busque alternativas para ampliar a oferta de cursos e alcançar mais cidadãos. Neste sentido, as parcerias cumprem um papel imprescindível no alcance desse objetivo. "Nós buscamos mostrar o interesse em continuar a parceria com a Universidade e, a partir disso, otimizar nossa atuação. Este é um momento de estreitamento de vínculos, de diálogo, e tivemos um ótimo resultado. As portas foram abertas para a Fundat e iremos formatar as ações para começar nossos cursos por meio da Universidade", explanou a diretora.

Reunião 

O encontro contou com a presença da presidente da Fundat, Edivaneide Lima; da pró-reitora de extensão da UFS, Alaíde Hermínia de Aguiar; da chefe do departamento do curso de Secretariado Executivo da UFS, Suelí Maria Pereira; da Diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende; e do coordenador de Planejamento de Avaliação Acadêmica da UFS, Kleber Fernandes.