Gestores da Saúde participam do 2º Congresso Internacional de Enfermagem

Saúde
08/05/2019 17h20

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi convidada para fazer parte do 2º Congresso Internacional de Enfermagem (CIE), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit). A abertura do evento ocorreu na última segunda-feira,6,  e segue até a próxima sexta-feira, 10, no auditório da instituição, abordando diversos temas relacionados aos desafios contemporâneos para a sustentabilidade e equidade em saúde.

Representando a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Monalisa Fonseca, participou da composição da mesa de abertura do Congresso. A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de entidades da Enfermagem. O evento integra também a programação da 13ª Jornada de Enfermagem da Unit e do 3º Congresso Brasileiro de Gestão Hospitalar.

De acordo com a coordenadora da Reap, a SMS e a Unit são parceiras na qualificação da área da Saúde, e a gestão municipal abordou temas sobre o fortalecimento do SUS e os desafios da Atenção Primária. “Este é mais um momento oportuno para refletirmos sobre temas fundamentais para a profissão, as práticas avançadas e os desafios contemporâneos para a educação em enfermagem. Vamos aprender uns com os outros, trocar experiências e provocar aproximações que permitam estabelecer parcerias para enfrentarmos, com otimismo e assertividade, os desafios que os tempos atuais nos trazem”, enfatizou.

Monalisa reforça que o momento é excelente para estabelecer parcerias e políticas de enfrentamento. “O conhecimento é transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas em todos os campos da Saúde. É isso o que se espera da formação para o enfermeiro do futuro. Um profissional comprometido com a ciência, tecnologia e inovação, e que compreenda a importância de resolver os problemas sociais", acrescentou a coordenadora.

Ainda na noite de abertura do evento, a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (RPVAS), Cristiane Ludmila, foi uma das homenageadas pela Unit por sua contribuição nas ações de enfermagem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sinto-me lisonjeada com o reconhecimento do meu trabalho como enfermeira e agradeço à professora Pureza Santa Rosa e aos demais colegas que fazem o curso de Enfermagem da Unit. Dedico esta homenagem aos meus pais, que me educaram com valores humanos e morais para ser responsável, dedicada ao trabalho e respeitosa com os direitos dos outros”, destacou.

A programação também conta com a participação de duas profissionais da SMS, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, que comanda nesta quinta, 9, um debate sobre Políticas Públicas de Saúde Mental Frente às Conexões Intersetoriais, e a responsável técnica pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), Lidiane Gonçalves, que debateu sobre o tema Assistência em saúde às vítimas de violência sexual: da atenção primária ao serviço de referência.

“Os profissionais de saúde precisam estar preparados para ofertar os cuidados a essas pessoas vulneráveis. Após o acolhimento e primeiro atendimento, o encaminhamento deve ser feito imediatamente para o serviço de referência a essas vítimas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Uma das estratégias de prevenção é a notificação compulsória, um instrumento de vigilância que dá visibilidade ao problema e traça o perfil das vítimas e dos agressores para subsidiar a tomada de decisões. A notificação não é denúncia e o profissional não precisa se identificar. Se ficarmos só nos atendimentos clínicos, sem notificar ou fazer uma denúncia anônima, teremos a repetição da violência”, ressaltou Lidiane.