Sejesp e Sesc realizam reunião de engajamento para Dia do Desafio

Juventude e Esporte
08/05/2019 17h22

Na manhã desta quarta-feira, 8, representantes da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e do Serviço Social do Comércio (Sesc)  realizaram uma reunião geral com diversas instituições  para tratar do Dia do Desafio, o objetivo é engajar a sociedade aracajuana para a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, que este ano acontecerá no próximo dia 29. Aracaju novamente enfrentará Piracicaba/SP. E, de forma inédita, foi desafiada internacionalmente pela cidade de Edogawa-ku, do Japão.

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado em 2018, no Sesc Jundiaí (SP), e Aracaju vai enfrentar Piracicaba no triênio (2018-2020). Ano passado, Aracaju ficou em 7º lugar na categoria Cidade x Cidade.

Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Antônio Hora Filho, a adesão de Aracaju e a ativação do maior número de pessoas é fundamental. “Além de promover uma disputa saudável entre as cidades, o Dia do Desafio estimula, ainda, que o público se aproprie dos espaços públicos em práticas coletivas e saudáveis. Nossa meta é audaciosa e pretendemos melhorar, ainda mais, nossa posição no ranking geral e nos posicionarmos pela primeira vez no internacional. Estamos tão envolvidos que desenvolvemos um sistema próprio de contagem para que facilite o envio de informações e consigamos dar precisão no processo”, enfatiza o secretário.

De acordo com a responsável pelo Dia do Desafio no Sesc, Mônica D’Arruda, Aracaju participa há 10 anos do projeto e neste ano de maneira especial, com o confronto internacional. “A dedicação e o engajamento são muito importantes para nosso objetivo, que é de conscientizar a população a praticar atividades físicas e ter hábitos saudáveis”, explica Mônica.

“Participamos sempre do Dia do Desafio e ficamos muito entusiasmados com as mudanças deste ano. Nos inscrevemos para participar, porque sabemos que esse dia trará muitos benefícios para a população em geral. É um dia em que todos, de todas as idades  e de diversas formas, poderão se juntar e praticar várias atividades que realizaremos em prol de uma vida mais saudável. Vamos jogar muito basquete dia 29 de maio”, afirma o presidente da Federação Sergipana de Basquete, Kleber Quintela.

Em 2018, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas. O resultado contempla tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. As atividades do #DiaDoDesafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade. O evento é uma iniciativa da The Association for International Sport for All (Tafisa) e, no Brasil, é coordenado pelo Sesc.