Prefeitura apoia “Jornada de Acolhimento” da UFS para receber calouros de Turismo

Indústria, Comércio e Turismo
09/05/2019 18h01

Quando uma gestão municipal dialoga com as instituições de ensino superior do seu estado, o resultado é a oferta de serviços com mais qualidade para a sociedade. Esse foi um dos objetivos que motivaram a Prefeitura de Aracaju, na tarde desta quinta-feira, 9, através de sua Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Viação Progresso, a apoiar e participar da “Jornada de Acolhimento” promovida pelo Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), disponibilizando a Marinete do Forró para um tour especial com os calouros do curso de Turismo da instituição, em uma visita pelos principais atrativos da cidade.

Uma atividade de extensão universitária que reforça a relação institucional entre a gestão municipal e a academia, alicerçando a base de conhecimento dos futuros turismólogos que atuarão no mercado. “Esse é um dos princípios que a Prefeitura de Aracaju tem reforçado em sua gestão: a aproximação cada vez mais estreita com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que é um centro de excelência de produção de conhecimento técnico e científico a serviço da sociedade”, afirmou o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.

De acordo com o chefe do Departamento de Turismo da UFS, Dênio Santos Azevedo, a ação é uma estratégia de acolhimento para os alunos que estão ingressando na instituição. “Para esses alunos, conhecer de perto o que é um equipamento turístico, o que é um processo de roteirização e o papel da gestão municipal, a partir de uma politica pública organizada, representa um crescimento fantástico. A UFS tem muito a agradecer a Prefeitura por esse apoio e deseja que essa seja a primeira de várias ações de parceria entre as duas entidades, em prol do conhecimento do que é a atividade do turismo”, agradeceu o docente.

Para esse tour, a diretora de Turismo da Semict, Luciana Kariny, ofereceu o seguinte roteiro: Saída - Orla da Atalaia – Oceanário / Praia Formosa / Mercados Centrais / Centro de Turismo e Largo da Gente Sergipana, encerrando a atividade na Orla da Atalaia. “É grande a satisfação e orgulho fazer parte dessa "Jornada de Acolhimento" com os calouros e futuros turismólogos que estarão daqui a alguns anos atuando em nossa capital. Nós, da Semict, estamos sempre estreitando esses laços com a UFS, trazendo os alunos para conhecer nossas atividades, mostrando todo nosso trabalho em prol do turismo da nossa capital”, explicou. 
 
Os 40 novos acadêmicos fizeram o passeio ao som de muito forró com o trio pé-de-serra Bola de Ouro e o casal de dançarinos da Quadrilha Junina Xodó da Vila botando todo mundo pra dançar. 

Indrid da Costa Souza é uma das integrantes desta expedição acadêmica e considera importante “essa aliança entre o conhecimento sistematizado na academia e o campo de trabalho”, onde atuarão como profissionais. “Como futuros turismólogos, nesta visita técnica vamos poder analisar o que o poder público está oferecendo em termos turísticos. A gente tem aqui o turismo de sol e praia, que muitos turistas só vêm aqui com essa concepção, mas essa visita nos mostra que temos muito mais, temos museus, muita história, manifestações folclóricas, lindo patrimônio arquitetônico no centro da cidade, uma diversificada gastronomia, enfim, de tudo tem aqui um pouco”, destacou. 

Marlysson Magalhães reforçou a relevância desse apoio da gestão para a formação acadêmica dos futuros turismólogos, como forma de ambientá-los para o que verão ao longo do curso nas salas de aula. “Nosso apoio nessa atividade tem o viés de parceria com a UFS, mas cumpre um importante papel motivador para a formação profissional desses novos alunos, instigando-os a que comecem a pensar o turismo a partir da realidade que vivenciaram neste passeio”, concluiu o secretário.