Prefeitura e CMDCA articulam estratégias para o processo eleitoral do Conselho Tutelar

Assistência Social e Cidadania
09/05/2019 18h38

O secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, reuniu-se, em seu gabinete, nesta quinta-feira, 9, com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para articular algumas das estratégias que serão adotadas para execução do processo eleitoral do Conselho Tutelar de Aracaju, que será realizado no dia 6 de outubro deste ano.

As eleições dos 30 conselheiros tutelares, que serão divididos, igualmente, entre os seis distritos da capital sergipana, serão organizadas pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social. Durante reunião, foram colocados em pautas assuntos relacionados à criação de campanhas e ações de divulgação, o papel de cada órgão envolvido, segurança e logística necessária para que todo o tramite ocorra.

Para a presidente do CMDCA e gerente da Média Complexidade da Proteção Social da Assistência Social de Aracaju, Lucianne Rocha, a boa articulação entre os dois órgãos garantirá organização e uma boa participação da sociedade ao longo de todo o processo. “O Conselho tem a função de organizar o pleito de escolha dos conselheiros tutelares e secretaria tem a responsabilidade de prestar todo suporte durante o processo. Tendo em vista isso, procuramos o secretário não apenas para discutirmos sobre as estratégias que vamos usar para mobilizar a comunidade para ir até as urnas e escolher os 30 conselheiros, mas também sobre as condições necessárias para que as eleições aconteçam”, disse. Ainda segundo Lucianne, mais de 200 pessoas estarão envolvidas no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. “Um grande número de funcionários estará envolvido nas eleições do Conselho Tutelar para garantir total organização”, complementou.

O secretário Antônio Bittencourt reforçou o seu comprometimento e interesse em colaborar com todas as etapas das eleições. Para Bittencourt, a função do conselho tutelar é de extrema importância para o enfrentamento das diversas violações dos direitos de crianças e adolescentes aracajuanos. “Eu entendo que devemos estar bem engajados junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente para que tudo ocorra muito bem. Queremos trazer um número ainda maior de cidadãos para as eleições que escolhem aqueles que desempenharão a função do conselheiro tutelar, que é um profissional necessário e que contribui com todos os órgãos que atuam no combate às violências contra as crianças e adolescentes da nossa cidade. A Prefeitura, através de vários órgãos, estará muito envolvida para que as eleições aconteçam com transparência e de maneira muito bem ordenadas”, destacou.

Edital de inscrição para as eleições

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Assistência Social, lançou, no último 10 de abril, o edital de participação do processo eleitoral para as eleições do Conselho Tutelar de Aracaju.

As inscrições para participar do certame seguem até o dia 17 de junho. Para concorrer às vagas, o interessado deve comparecer à Estação Cidadania, sede dos conselhos municipais, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com todos os documentos exigidos, pelo edital, em mãos. O prédio fica localizado na rua Pacatuba, nº 64, edifício Luciano Prado, no Centro de Aracaju.

Os conselheiros eleitos ocuparão as vagas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2024. O edital com todos os detalhes do processo está disponível no site da Prefeitura. Para mais informações, através do telefone (79) 3179-1349.