Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Juventude e Esporte

Secretário nacional do Esporte visita obra do CIE do Bugio

09/05/19 18h32

Quando o esporte é encarado como política pública de inclusão social, transformações significativas e estruturantes começam a acontecer e alteram destinos. A Prefeitura de Aracaju, acreditando nesse poder transformador do esporte, investe em projetos e equipamentos que fomentem tais mudanças, um exemplo disso é o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que está sendo construído em parceria com o Ministério da Cidadania. Na tarde desta quinta-feira, 9, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira, esteve em Aracaju juntamente com o presidente da comissão de Esportes na Câmara Federal, o deputado federal Fábio Mitidieri, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Antônio Hora Filho e o diretor de obras da Empresa Municipal de Obras (Emurb), Geraldo Santana, para uma visita técnica no canteiro de obra do CIE, no bairro Bugio. 
 
Com finalização prevista para final deste ano, orçado em mais de R$ 4,8 milhões, conveniados com o Governo Federal, o novo equipamento vai dispor de estruturas de atletismo e ginásio poliesportivo, com área de apoio composta de administração, sala de professores e técnicos, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito e academia. O novo centro também será dotado de sanitários públicos, parque infantil, bancos, mesas, lixeiras e no entorno, um paisagismo que irá deixar o local ainda mais harmonioso e atrativo para praticantes de atividades esportivas. O projeto é uma iniciativa do Ministério dos Esportes, e Aracaju foi uma das 74 cidades de todo o Brasil em que o modelo de CIE para terrenos com 7.000 m² foi aceito pelo órgão. 

“A minha primeira preocupação ao assumir a Secretaria Nacional do Esporte foi saber como está o esporte em Sergipe, afinal, eu moro aqui. Não desmerecendo outros lugares, mas tenho muita preocupação com o Estado. Mas gostei do que encontrei com obras adiantadas. Além disso, ainda virá uma remessa significativa de investimento para que possamos concluir tudo dentro do prazo previsto. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns. Estou muito feliz em ver que as crianças em situação de vulnerabilidade social serão as grandes beneficiadas”, afirma o secretário nacional, Washington Cerqueira.

Segundo o deputado federal Fábio Mitidieri, a expectativa é muito grande não só para a comunidade do Bugio, como para toda zona Norte aracajuana. “Estamos trabalhando para que não faltem recursos e a obra possa ser finalizada no tempo exato previsto. Na condição de presidente da comissão de Esportes e deputado federal por Sergipe vim acompanhar de perto as condições e garantir que nada falte. Estou muito satisfeito em encontrar tudo no mais perfeito andamento, está tudo funcionando. Estamos fazendo essas visitas por todo país e aqui não poderia ser diferente. Saio bastante satisfeito com o que encontrei”, explana Fábio.
 
De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Antônio Hora Filho, o CIE é de grande importância para o esporte em Aracaju. “Esse centro vai comportar um campo de futebol, uma pista de atletismo e um ginásio poliesportivo que a comunidade poderá desenvolver atividades esportivas mais diversas. Um projeto estruturado e de excelência, com equipamentos de primeira qualidade, como é a marca dessa gestão  capitaneada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que transforma diariamente Aracaju em uma cidade humana, inteligente e criativa”, enfatiza Hora.

 
Cronograma
 
Iniciados no segundo semestre de 2018, os serviços dentro do cronograma, em andamento normal. O diretor de obras da Emurb, o engenheiro Geraldo Santana, informou que no prazo de quinze dias já poderá ser visto o ginásio com cobertura. “No final de 2019 já teremos o CIE pronto. A contrapartida do município com a comunidade, a reconstrução do campo de futebol também já está em fase final, faltando apenas a colocação do gramado. Pegamos um campo ruim e estamos entregando um novo e bom”, finaliza.