Prefeitura promove bem-estar a ciclistas com serviços de limpeza e manutenção

Serviços Urbanos
13/05/2019 16h56

Em Aracaju, as ciclovias são importantes instrumentos para a mobilidade urbana. Todos os dias, centenas de aracajuanos utilizam essas vias, seja para momentos de lazer ou no deslocamento para as atividades profissionais. Por conta disso, com o objetivo de promover mais segurança e bem-estar à população que frequenta esses locais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), possui em seu cronograma serviços que contemplam a limpeza e manutenção desses espaços.

O trabalho de limpeza das ciclovias, é realizado a cada 30 dias pelos agentes da Diretoria de Operações (Dirop). No entanto, com a chegada do período de maior incidência de chuvas, época em que a vegetação cresce em um ritmo mais acelerado, as intervenções são feitas a cada 20 dias. As equipes removem a vegetação invasora com o auxílio de roçadeiras mecanizadas e, em seguida, outra equipe faz o acabamento com a capinação manual e a varrição dos trechos capinados. 

Para garantir mais visibilidade aos ciclistas e evitar acidentes, a empresa municipal efetua também, a cada 40 dias, através da Gerência de Áreas Verdes, a poda das árvores. É feito o levantamento da copa com a remoção dos galhos inferiores e a adequação das espécies arbóreas com a contenção e alinhamento da copa. “Os nossos serviços de limpeza e manutenção nas ciclovias, que tornam a sinalização vertical e horizontal mais visíveis, são essenciais para proporcionar mais conforto à população”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes. 

Nos últimos dias as equipes atenderam as ciclovias das avenidas Delmiro Gouveia, na Coroa do Meio; Josino José de Almeida, no Augusto Franco; e avenida Paulo VI, no Inácio Barbosa. Já nesta segunda-feira, 13, cerca de 60 agentes seguem mobilizados nas atividades de limpeza nas avenidas Tancredo Neves e  Augusto Franco, no Ponto Novo.

O comerciário Vitor Germano, que mora no bairro Olaria e utiliza, de segunda a sábado, a pista exclusiva para bicicletas da avenida Tancredo Neves para chegar até o seu trabalho, no conjunto Castelo Branco, comentou sobre o trabalho das equipes. “Dependo muito das ciclovias e nada melhor do que circular em um local limpo. Isso facilita muito as nossas vidas, além de deixar a cidade mais agradável”, considerou. 

“A outra gestão deixou muito a desejar nos cuidados com as ciclovias, agora, percebo que as coisas estão mudando. Esse serviço de limpeza é muito importante porque deixa a sinalização mais visível e isso acaba contribuindo para a nossa segurança”, afirmou a autônoma Elizandra Amazonas de Souza, que tem a bicicleta como seu principal meio de transporte.