Prefeitura de Aracaju realiza curso de habilitação ao quadro de GM3 da Guarda Municipal

Guarda Municipal
13/05/2019 22h16

Seguindo as diretrizes de valorização profissional de seus colaboradores, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a mais um curso de promoção para integrantes da Guarda Municipal.

A formação, que acontece na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) entre os dias 13 e 24 de maio,é um dos critérios para que os guardiões sejam promovidos ao nível de guardas municipais de primeira classe (GM3), acarretando na habilitação a novas atribuições, inclusive de chefia, bem como no acréscimo de 20% na remuneração dos aprovados dentro do limite de vagas.
 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça o compromisso da gestão com a qualificação dos profissionais e modernização dos sistemas de segurança na capital. “Trabalhamos pela construção de uma cidade cada vez mais humana e inteligente. Por isso, a Prefeitura de Aracaju vem colocando em prática os planos traçados por meio do planejamento estratégico, que visam modernizar e otimizar sistemas que impactem nos processos de trabalho voltados à segurança, como é o caso do videomonitoramento, entrega de novas viaturas, implementação da base móvel (ônibus) e, claro, na valorização e qualificação dos profissionais que desempenham um trabalho de grande relevância para os aracajuanos”, declarou o secretário. 
 
118 guardiões possuem os pré-requisitos necessários para participarem do curso que ocorre em tempo integral e discorrerá sobre disciplinas como Chefia e Liderança; Ética, Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Produção de Documentos Oficiais; Condicionamento Físico, Defesa Pessoal e Armamentos Letais e Menos Letais. 
 
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça, o curso prepara para as atividades cotidianas dos guardiões e revisa assuntos e temas relevantes para a melhoria dos serviços prestados à população. “A Guarda Municipal vem seguindo uma determinação do chefe do executivo para que as promoções e progressões ocorressem dentro do período estabelecido pela lei, o que vem ocorrendo à risca. Dessa vez, o curso é destinado para a promoção dos guardiões ao nível mais conhecido como GM3, terceiro nível na carreira. O curso visa capacitar em áreas do conhecimento que serão empregadas no dia a dia, desta vez com o diferencial de tratar também sobre a mediação de conflito e noções básicas de primeiros socorros”, afirma o diretor geral da GMA.