Servidores municipais são capacitados para atuar em Sistemas de Gestão Pública

Planejamento e Orçamento
14/05/2019 15h59

Com o objetivo de atualizar os servidores, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) iniciou o curso de Sistemas de Gestão Pública. As aulas abordam assuntos como cotas orçamentárias, controle no sistema de contabilidade, receita arrecadada, empenho e pagamentos, entre outros.

De acordo com um dos responsáveis pela capacitação, o coordenador de Controle e Gestão de Sistema da Prefeitura, Marcos Dias, ela é necessária devido à recente reestruturação da Gestão Municipal. Juntamente com Marcos, também estão à frente do curso os coordenadores do Sistema de Patrimônio e do Sistema de Almoxarifado, Wendell Silva e Carlos Henrique. Os encontros estão sendo realizados no Centro de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (CEPS/SMS).

"Este é um treinamento realizado duas vezes ao ano, sempre em parceria com a Escola de Governo. Nesta edição, nós tivemos a presença maciça dos servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM) que, recentemente, mudou parte do seu quadro de pessoal. Então, nós iniciamos com o módulo de Contabilidade, quando apresentamos a funcionalidade do sistema, além das atualizações que foram realizadas de 2017 até hoje, e apresentamos como é realizado o pagamento online, que é um processo que facilita em muito a vida dos usuários. Por fim, e até o final do curso, nesta quarta-feira, também falaremos sobre os módulos de Patrimônio, Almoxarifado e, concluiremos com o módulo de Prestação de Contas", explicou Marcos Dias.

Para o assistente de diretor da CGM, Joeverton dos Santos, o curso é importante, pois funciona como uma reciclagem para os que já conhecem o sistema, e como aprendizado para os novos servidores da Prefeitura. "A gente trabalha para o povo e é por isso que precisamos estar sempre nos capacitando. Todo o nosso trabalho está, de uma forma ou de outra, interligado a esse sistema, seja com lançamentos de dados ou empenhos, e é por isso que eu acho importante estar sempre buscando se inteirar das novidades", pontuou.