Prefeitura atua para recolhimento de entulho em residência no São Conrado

Defesa Civil
14/05/2019 19h38

Na manhã desta terça-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju conduziu ação de recolhimento de material acumulado em uma residência, no bairro São Conrado. A preocupação com a saúde e segurança, tanto dos maradores quanto dos vizinhos, foi o fator motivador para que um denunciante buscasse auxílio do poder público. Equipes foram mobilizadas para avaliação de risco estrutural, retirada do entulho e assistência ao proprietário da casa. 

A denúncia foi efetivada através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, assim como por meio do Ministério Público. De maneira integrada com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o trabalho foi efetivado. Os moradores da localidade, que conviviam com o problema há mais de 15 anos, indicavam a proliferação de escorpiões e ratos, além de gerar preocupação em relação à proliferação da dengue.  

A moradora Ana Lúcia, reside no bairro há 36 anos,revelou que era possível observar a circulação de escorpiões e aranhas, ratos e baratas, além de conviver com o mau cheiro que partia da residência. “A realização dessa limpeza é muita boa para todos nós”, ressaltou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, informou que houve diálogo prévio entre os órgãos para que a ação ocorresse da melhor maneira possível. “O  trabalho integrado da Prefeitura fez com que houvesse sucesso para retirada do entulho. Houve, inclusive, a atuação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com a assistência psicológica ao proprietário, e o poder de convencimento para que autorizasse fazer a retirada do material.  A Defesa Civil executou a avaliação estrutural e a Emsurb o recolhimento do material”, ressaltou Sílvio Prado.

A gerente do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), da Vigilância Sanitária, Marina Sena, explicou a atuação diante da demanda. “Recebemos solicitações de moradores, no entanto, mesmo com as ações que vínhamos executando, os problemas não cessavam. Agora, com a retirada do material, faremos a dedetizaçãoe para fetivar o controle químico da proliferação dos roedores e outros animais que afetavam os vizinhos”, indicou.