Centro de Reabilitação da Prefeitura recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Saúde
15/05/2019 19h20

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual II (CER II), da Prefeitura Municipal de Aracaju, recebeu nesta quarta-feira, 15, a visita de técnicas do Ministério da Saúde (MS) e da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis (EBBS) da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

De acordo com a técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do MS, Aline Aguiar Freitas de Lima, a visita técnica faz parte da estratégia de fortalecimento das ações de cuidado para as crianças com síndrome congênita da zika e das Storch (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes) e suas famílias.

“Essa estratégia faz parte do conjunto de diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde a partir dos eventos de saúde pública ocorridos em 2015 quando, depois do surto de Zika, observou-se a grande ocorrência de microcefalia em bebês de mães infectadas pelo vírus. O objetivo é promover o cuidado de forma intersetorial e integral, sistematizar as evidências clínicas referentes às consequências da infecção durante a gestação e buscar uma melhor resposta no cuidado das crianças diante das diferentes necessidades apresentadas, através de ações integradas”, explicou a técnica do MS.

No ano passado, houve duas capacitações para os profissionais do CER II e para os familiares das crianças com microcefalia. “Os técnicos vieram conhecer nossos fluxos de acolhimento e atendimento das crianças com microcefalia. Aqui no CER II, atendemos 32 crianças da Regional de Aracaju, que engloba sete municípios além da capital: Barra dos Coqueiros, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Laranjeiras, São Cristóvão, Riachuelo e Itaporanga D’Ajuda”, informou a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (Reae) da SMS, Maria José Teles Melo Coutinho.

Além da equipe técnica do MS e da EBBS, a visita teve a participação de representantes do Comitê Gestor Estadual de Sergipe, com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e do município de Nossa Senhora do Socorro, como também da coordenadora CER II, Sony Petris; da gerente do CER II e do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), Mylena Amaral; e da técnica do Programa Municipal da Criança, do Adolescente e do Jovem, Ana Elisabete dos Santos Silva.