Moradores do povoado Areia Branca aprovam pavimentação feita pela Prefeitura

Obras e Urbanização
15/05/2019 17h10

Cerca de uma semana após o prefeito Evaldo Nogueira autorizar a implantação de um revestimento primário no anel viário do povoado Areia Branca, Zona de Expansão, o cenário começa a mudar e a mobilidade urbana passa a virar realidade. Isto está sendo possível porque a gestão municipal está reaproveitando o material asfáltico das obras de recapeamento da avenida Beira Mar e da rua Cláudio Batista e utilizado na criação deste piso em alguns pontos da capital.

O povoado Areia Branca é o quarto ponto onde a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está realocando o asfalto fresado. Lá, a previsão é que sejam beneficiadas, inicialmente, as ruas Várzea Grande, 6, 25 e a Rua do Cemitério, totalizando aproximadamente 2,8 km beneficiados.

Para quem não esperava estas obras neste momento, o barulho das máquinas representa esperança. O carpinteiro Francisco Souza chama a obra de "um presente da Prefeitura para a comunidade de Areia Branca". "Nunca eu imaginei viver para ver estas ruas calçadas. Como minha idade não permite sonhar muito, eu pensava que meus netos poderiam presenciar alguma melhoria. Graças a Deus as autoridades da Prefeitura se compadeceram de nós", comemora o morador.

A comerciante Maria Luiza Andrade também se sente valorizada com os serviços. Para ela, esta obra é um sonho antigo de quem mora na região mais distante do centro da cidade. "Não tem como não elogiar uma coisa que vai melhorar a nossa vida, porque era muito difícil conviver com a poeira quando os ônibus passavam ou lama na parede quando chovia. Sair de casa era um sacrifício. Acredito que agora vai melhorar muito", comenta dona Maria.

Já foram aplicadas mais de 300 toneladas de asfalto. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, assegura que o procedimento é o mais adequado para áreas que não possuem redes de drenagem e esgotamento sanitário. "É evidente a carência de saneamento básico naquela parte da cidade. O prefeito Edvaldo Nogueira tem nos exigido a elaboração de projetos estruturais para futuramente tentar garantir recursos para obras estruturantes. Entretanto, como forma de atenuar alguns gargalos, vamos utilizar o asfalto no anel viário e outras ruas. É mais economia e sustentabilidade nos trabalhos urbanizadores", garante o secretário.