Quase 300 famílias usuárias dos serviços da Assistência Social celebram o Dia da Família

Assistência Social e Cidadania
15/05/2019 19h10

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira, 15, uma série de ações alusivas ao 15 de maio, data em que se comemora, em todo o país, o Dia da Família. Quase 300 famílias que são atendidas pelos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Maria e João de Oliveira Sobral participaram de momentos de socialização e demonstração de muito afeto.

No Cras João de Oliveira Sobral, as quase 50 famílias que são acompanhadas participaram de uma tarde muito especial com diversas atividades que tiveram como objetivo reforçar a importância da família para todo cidadão, promover a interação e trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares.

“Promovemos um encontro dedicado, exclusivamente, às famílias atendidas pelo Cras João de Oliveira Sobral. O encontro foi, na verdade, um momento em família, de integração, de depoimentos muito bonitos. Acreditamos que muitos dos nossos usuários não vivenciam isso em suas residências. Estamos mostrando o quanto é necessário nos dedicarmos aos nossos familiares e, claro, valorizarmos o quanto cada membro das nossas famílias são importantes para o nosso desenvolvimento”, pontuou a coordenadora da instituição, Telma Maynard.

O secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, prestigiou a ação comemorativa. Para Bittencourt, o momento é oportuno para ser tratado o tema em questão. “Trabalhar o tema família é muito importante em dias em que estamos precisando, cada vez mais, construir laços de acolhimento, de tolerância e, principalmente, de respeito às composições familiares. Fiquei muito feliz por ver o envolvimento dos usuários, portanto, gostaria de agradecer e parabenizar a equipe do Cras que tanto se esforça para planejar eventos como esse para as pessoas assistidas”, disse.

As quase 250 famílias referenciadas no Cras Santa Maria se reuniram no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, onde participaram de atividades socioeducativas e culturais.

Segundo a secretária adjunta, Simone Maia, a ação promovida cumpre com um dos pilares da Política de Assistência Social que é o fortalecimento de vínculos. “Foi uma festa muito linda, onde a população referenciada pode participar e vivenciar momentos muito significativos. Quando atuamos no fortalecimento de vínculos familiares, estamos contribuindo para que aquelas famílias vivam em harmonia e entendam que a família é a base de tudo. Essa ação, sem dúvida, contribuiu muito para que os nossos usuários estejam sempre unidos e prezando sempre pelo respeito uns aos outros”, observa.

A aposentada Adelmira Conceição é atendida no Cras João Oliveira Sobral e atualmente participa do grupo de idosos do SCFV. Para ela, o dia foi de muita alegria por estar perto daqueles que também são considerados parte da família. “Para nós que estamos sempre no Cras e nos consideramos uma grande família, o encontro foi mágico. Estamos muito emocionados e contentes com tudo proporcionado. Foi lindo e só temos que agradecer aos grandes responsáveis que cuidam tão bem da gente”, agradeceu.