Academia da Cidade mobiliza aracajuanos para o Dia do Desafio

Agência Aracaju de Notícias
16/05/2019 16h30

Falta pouco para o Dia do Desafio e os apaixonados pela prática de atividades físicas estão entusiasmados. No Bairro Industrial, em um dos polos do Programa Academia da Cidade, os alunos capricham nos exercícios. Este ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), prepara uma programação especial, com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados alcançados nos anos anteriores.

O Dia do Desafio chega à 25ª edição e ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, que, este ano, será no dia 29. Segundo a professora de Educação Física, Luciana Pereira Alves, o polo do Bairro Industrial participa todos os anos do evento. "A gente faz uma verdadeira festa. Os alunos chegam cedo e fazem questão de participar do evento. Este ano, a ideia é fazer um aulão de dança porque chama a atenção e a turma gosta bastante. Pretendemos reunir as turmas da manhã e tarde", afirmou.

A artesã Simone é das alunas mais antigas do polo do Bairro Industrial. Ela já colocou na agenda a data do Desafio. "Eu não falto. Com certeza estarei aqui. O bom é que a gente incentiva outras pessoas a praticar a atividade física. Cuidar da saúde é fundamental. Quem estiver sedentário venha brincar com a gente. Aqui é como se fosse uma família. É prazeroso demais", contou.

O ‘Academia da Cidade' é um incentivo constante à prática da atividade física. Alguns aracajuanos são frequentadores assíduos do programa. Dona Maria do Carmo Oliveira tem 74 anos de idade e não falta as aulas. Começou a participar por incentivo de familiares. "Eu venho sempre e se tivesse todo dia, eu estaria aqui também porque a gente se diverte bastante. Sem contar que é saúde, é bom para nós", disse sorrindo.

Quem também integra o programa é o soldador Carlos Alberto Oliveira. Ele começou a fazer a atividade física por recomendação médica. "Eu sou hipertenso e a atividade tem me ajudado a respirar e dormir melhor. No dia que não venho sinto a diferença. Estou gostando muito e no dia 29 marcarei presença no Dia do Desafio", garantiu.

Dia do Desafio

O evento é organizado mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No Brasil, é coordenado pelas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), e realizado pelas prefeituras, por meio de órgãos voltados ao esporte. De acordo com as regras estabelecidas pela entidade internacional, Aracaju disputará novamente com a cidade paulista de Piracicaba.

O resultado é definido proporcionalmente à população de cada município. Desta forma, quem alcançar a maior porcentagem da população fazendo atividades físicas durante as 24 horas do dia 29, por pelo menos 15 minutos, terá melhor classificação nos rankings. No ano passado, a capital sergipana alcançou a sétima colocação no ranking nacional, com 24% dos cidadãos participando, um resultado bastante expressivo.  

Nesta 25ª edição, a capital sergipana ganhou mais um concorrente. Trata-se da região de Edgawa, no Japão, o que permitirá que a disputa se dê também em nível internacional. "O evento é de extrema importância para incentivar ainda as pessoas a saírem do sedentarismo. Vários alunos que a gente tem na Academia da Cidade se interessaram pelo programa depois do Dia do Desafio. A gente está se organizando para mobilizar mais participantes que o ano passado", declarou o coordenador do programa, Magno Carvalho.