Reorganização das feiras livres permite conclusão antecipada da desmontagem

Serviços Urbanos
17/05/2019 16h51

A reorganização das feiras livres da capital continua sendo motivo de satisfação para os comerciantes e consumidores que frequentam esses espaços. Além de garantir à população o acesso a produtos higienizados, a iniciativa adotada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que já contemplou 22 feiras livres, tem contribuído também com a mobilidade dos locais onde acontecem, devido à conclusão antecipada do processo de desmontagem, como aconteceu nesta sexta-feira, 17, na feira do conjunto Médici, no bairro Luzia.

“A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira está sempre atenta às principais demandas das comunidades, e no Médici não é diferente. Antes da reorganização, essa feira tinha sua desmontagem concluída à noite, o que ocasionava transtornos aos moradores do entorno. Conseguimos antecipar o processo e, hoje, no início da tarde, as estruturas foram desmontadas e os agentes fizeram a retirada dos resíduos e a lavagem do espaço”, explicou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.

A dona de casa Neuza Santos, que todas as sextas-feiras costuma ir à feira para comprar mantimentos da casa, comentou sobre as mudanças no espaço. “A feira agora está mais clara, ventilada e com corredores mais largos, estou gostando muito. Antes eu só vinha fazer minhas compras mais tarde, quando a movimentação de pessoas diminuía, assim como aquele tumulto no trânsito aqui da região. Para mim, está ótimo agora”, afirmou ela que mora nas proximidades da feira há mais de 40 anos.

Para a feirante Lidiane Oliveira de Jesus, que comercializa verduras e legumes há mais de 20 anos em outras três feiras, o novo formato implementado pela empresa municipal, que inclui o uso de proteção plástica na parte inferior das bancas e a retirada dos cestos com mercadorias, vem funcionando como atrativo para a clientela. “Alguns clientes deixaram de frequentar a feira porque reclamavam da desorganização, mas, agora, a realidade é outra, e eles estão retornando. Para mim, está melhor em tudo, está sendo muito bom trabalhar com tudo novinho e organizado”, afirmou.

A renovação das lonas da cobertura e também as novas estruturas das 105 bancas, agora setorizadas de acordo com os tipos de produtos, também foi elogiada por Gilvânia dos Santos que, além da feira do Médici, vende frutas nas feiras do Batistão, Augusto Franco e Grageru, que também já passaram pelo processo de reorganização. “Eu acho correta essa decisão de retirar os cestos da parte da frente das bancas. Quem não gosta de trabalhar em um local organizado? Estou adorando esse novo formato, pois, tudo organizado fica mais bonito e agradável para nós e para quem frequenta. A Prefeitura está de parabéns”, disse ela.

“Estamos adequando os espaços e as estruturas das bancas para melhorar ainda mais as condições das feiras livres da cidade. Graças a um trabalho planejado da gestão, a população e os feirantes estão recebendo as mudanças de maneira muito positiva”, acrescentou Bira Rabelo.