Emsurb retira tronco de árvore do canal do Tamandaré

Serviços Urbanos
17/05/2019 17h15

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se mobilizou, na manhã desta sexta-feira, 17, para avaliar o que teria ocasionado o transbordamento e alagamento do canal localizado no conjunto Lourival Batista, mesmo após a implantação de um sistema contínuo de limpeza preventiva que atende, a cada três meses, os 65 canais identificados nas diversas áreas da capital.

De acordo com a Diretoria de Operações, ainda no período da manhã, técnicos e agentes iniciaram o monitoramento na extensão do canal, começando pelo próprio Lourival. Na altura do pontilhão do canal do conjunto Almirante Tamandaré, nas proximidades da avenida Maranhão, eles observaram a existência de um tronco de árvore, de larga espessura, ocasionando o represamento da água. A ação da equipe foi imediata e o tronco foi retirado ainda no início da tarde.

“Como os dois canais são interligados, a água não teve como fluir e acabou acontecendo o transbordamento lá no Lourival”, explicou o diretor Bruno Moares. O diretor disse, ainda, que muitos dos canais de Aracaju se cruzam em determinado ponto. Por isso, a Emsurb, segundo ele, executa a limpeza dos canais, seja pelos métodos mecanizados, manual ou barragem, com muito planejamento. “A situação deste dia foi atípica. As chuvas que caíram na noite de ontem e na madrugada de hoje, em Aracaju, e que chegaram a 40 mm, conforme foi repassado pela Defesa Civil do Município, devem ter contribuído para a queda deste troco em determinado ponto do canal.