Prefeitura leva diversos serviços da Saúde ao bairro 17 de Março

Saúde
18/05/2019 13h31

Testes rápidos, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e esclarecimentos de atividades físicas foram alguns dos serviços desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no projeto Razão Social para os moradores do bairro 17 de março, Zona de Expansão de Aracaju, neste sábado, 18.

Durante a ação, de iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a atuação da SMS teve como foco a prevenção, promoção e o diagnóstico de doenças. Desta forma, o Município atuou em consonância com diversos órgãos públicos e instituições que atuam nas áreas de assistência social e de direitos humanos.

Comunidades de baixa renda que têm dificuldade de acessar serviços essenciais puderam se beneficiar de diversos serviços como emissão de documentos, cadastro de empregos, consultas ao INSS e atendimento jurídico através da Defensoria Pública, por exemplo.

De acordo com coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (RPVAS), Cristiane Ludmila, a intersetorialidade marcou a realização deste evento com a união de vários programas da SMS. “Falamos das ofertas e explicações de atividades físicas, através do Programa Academia da Cidade; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa IST/Aids; aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, realizados pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso, e também fizemos agendamento para exames de lâmina na UBS Roberto Paixão”, reforçou.

Prevenção

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, também falou da importância da prevenção. “A prevenção de muitos tipos de doenças pode ser feita através da prática de exercícios. A SMS faz um trabalho de prevenção durante todo o ano, por isso, é tão importante se manter alerta, como também os próprios serviços de saúde, afinal, este é o nosso papel, cuidar da saúde da população”, enfatizou.

A técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), Aline Rabelo, observa que a ação aproximou a comunidade dos testes disponibilizados pelo município. “Nosso grande desafio é a detecção precoce. Infelizmente algumas pessoas não têm costume de procurar as unidades e estas ações nos proporcionam chegar àqueles que ainda estão vulneráveis de outra forma e a vencer essa guerra, que é a luta contra a doença”, informou.

Iniciativa aprovada

Foi com a preocupação de se cuidar que o morador Orlando Monteiro chegou logo cedinho ao evento para participar e aproveitar todos os serviços, elogiando a participação da SMS. “Vim em boa hora esta ação. É tão bom encontrar tantos serviços em um só lugar. Não tenho o costume de fazer tantos exames, e um dia como esse é ótimo”, ressaltou.