Segurança para manipulação de gás de cozinha e caminhada por rota de evacuação integraram formação do Nudec PEC

Defesa Social e Cidadania
18/05/2019 14h36

Teve continuidade, neste sábado, 18, a formação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), na Zona de Expansão, para a área de risco delimitada no Plano de Evacuação da Comunidade (PEC). A iniciativa integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). O objetivo é possibilitar que os moradores detenham conhecimentos e estejam envolvidos nos processos de prevenção de riscos, ampliando o diálogo com os serviços municipais e, neste caso, com as empresas geradoras de risco na região.  

Para integrar o Nudec PEC, os moradores participam de um curso organizado pela Defesa Civil de Aracaju. São contemplados temas que aprofundam o conhecimento sobre os riscos da localidade, além de assuntos relacionados a primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, dentre outros.

Neste sábado, houve a 4ª aula do grupo, que contou com a explanação do gestor de Segurança do Trabalho da Nacional Gás, Jair Santos. Na ocasião, o ministrante falou sobre segurança do botijão nas residências, como desenvolver uma instalação segura, obtenção de botijão de revendedores credenciados, além de esclarecer dúvidas dos participantes. “A Nacional Gás, com sua responsabilidade socioambiental, está engajada nesse processo, juntamente com a Defesa Civil. Só vemos bons frutos, a partir do momento que a gente está lidando com a parte de segurança e acreditando na transformação das pessoas. Esse é também um trabalho educativo muito relevante, seja para promoção de segurança no ambiente residencial ou em situação emergencial para evacuação da área”, destacou.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressaltou que essa parceria, que envolve a Defesa Civil, comunidade e Nacional Gás, é muito importante. “Esse é um conteúdo interessante, visto que, no dia a dia, muitas pessoas acreditam estar fazendo certo quando, na verdade, estão descuidando das normas de segurança. Para nós da Defesa Social, é uma satisfação participar desses momentos junto à comunidade, para a melhora de conhecimentos e procedimentos. Nesse caso específico, buscamos manter a atenção para as estratégias de segurança da Petrobrás e Nacional Gás, além de  alinhar ações para um momento de emergência, que esperamos que nunca ocorra. Ainda assim, precisamos que todos estejam preparados para adotar os procedimentos corretos”, considerou o secretário.

O estudante Marcos Mota encontrou na formação do Nudec PEC a oportunidade de manter seus conhecimentos atualizados. “É importante a comunidade se envolver e saber por que vivemos em uma área de risco. É importante saber a quem recorrer no momento de um transtorno. No meu caso, como já fiz curso de brigadista, acho muito bom renovar as informações das quais, inclusive, a comunidade geralmente não tem conhecimento, a exemplo de como lidar com o gás em casa”, pontuou.

Caminhada


Ainda como parte das atividades deste sábado, o grupo realizou uma caminha pelo percurso sinalizado para evacuação da área de risco da Zona de Expansão. Foi possível identificar as placas de orientação e dialogar sobre necessidades a serem implementas para garantir maior segurança à execução do PEC.

Manuel Messias dos Santos participa da formação e considerou importante a realização do trajeto previsto no Plano de Evacuação da Comunidade. “Identificamos situações a serem melhoradas em relação à sinalização, no trajeto. Essa foi a primeira vez que fiz esse percurso. A prática foi muito positiva”, indicou o participante do curso.

Morador da área de risco, Milton Barbosa também considerou a ação positiva.  “Foi nota 10. Eu conhecia o percurso, mas, ainda não havia feito essa caminhada até o ponto de encontro de número um. Identificamos coisas a serem melhoradas, mas foi muito positivo”, destacou.