Aracaju promove ações conjuntas através dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família

Saúde
24/05/2019 15h50

Apoiar as ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Este é um dos principais objetivos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém nove Nasf’s formados por equipes multiprofissionais que dão suporte a 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Nasf em Aracaju foi aderido em 2013 e cada núcleo dá suporte a, no mínimo, nove ESF’s. “O Nasf é uma equipe multiprofissional composta de fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física e fonoaudiólogo. Na nossa capital podem também fazer parte os profissionais de Farmácia e Terapia Ocupacional. O Nasf serve essencialmente para apoiar as ESFs em casos que há a necessidade de suporte multiprofissional, com outras avaliações e técnicas”, explicou a coordenadora do Nasf, Maria Cláudia Almeida Dias.

A coordenadora ainda explica que há profissionais do Nasf que fazem atendimento individual, como nutricionista e psicólogo, que são muito procurados e realizam visita domiciliar, tanto sozinhos como acompanhados por agentes comunitários de saúde (ACS) ou por um enfermeiro. “Por exemplo, alguém que trabalha no território e tem um acamado em processo de depressão. Se aquela equipe tem o Nasf para dar suporte, o psicólogo do núcleo é acionado para fazer uma visita ao usuário que necessita desse serviço”, explicou.

Os profissionais do Nasf também são inseridos no tratamento de grupos específicos, a exemplo dos hipertensos e diabéticos, e é essa interação que possibilita as atividades conjuntas. “Nas unidades de saúde há grupos de usuários que participam de diversos programas, como Academia da Cidade e Saúde na Escola, por exemplo. Além deles, há gestantes e idosos que também frequentam os grupos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), assim, as equipes dos Nasf’s aproveitam para fazer palestras, caminhadas, ações nas feiras livres e outras atividades correlatas àquelas que os grupos já promovem. Temos equipes de Nasf bem proativas e integradas com os demais equipamentos da Prefeitura e isso enriquece muito a experiência dos nossos usuários”, esclareceu Cláudia.

Em 2018, os Nasf’s foram responsáveis por 7.928 consultas individuais; 1.293 consultas familiares; 1094 consultas compartilhadas; 5.881 atendimentos em grupo; 2.526 visitas domiciliares e acompanhamento de 5.070 usuários. Também foram desenvolvidos 458 projetos; 650 atividades em grupo; 317 ações educativas; 773 apoios matriciais e 119 visitas institucionais.

Por questão de organização administrativa, a Saúde de Aracaju é dividida em oito Regiões, onde estão distribuídas as 45 UBS. Destas, 22 são amparadas pelos nove Nasf’s existentes. O Nasf-1 apoia as UBS Augusto César Leite e Augusto Franco; o Nasf-2, as UBS Geraldo Magela e Humberto Mourão; o Nasf-3, as unidades Marx de Carvalho, Ávila Nabuco e Manoel de Souza Pereira; o Nasf-4 trabalha em conjunto com a Joaldo Barbosa, Fernando Sampaio e Edézio Vieira de Melo; o Nasf-5 com a Dona Jovem e Oswaldo de Souza; o Nasf-6, com a José Quintiliano e José Machado de Souza; o Nasf-7 com a João Cardoso, Anália Pina e Lauro Dantas; o Nasf-8 com a Carlos Fernandes de Melo, João Oliveira Sobral e Carlos Hardman Côrtes, e o Nasf-9, com a Amélia Leite e Cândida Alves.