Agentes ambientais da Emsurb se integram a força-tarefa de combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
21/05/2019 16h19

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segue mobilizada numa verdadeira força-tarefa, no Bairro Industrial, para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta terça-feira, 21, além dos serviços do mutirão de limpeza iniciados na última segunda-feira, 20, a equipe de educação ambiental se integrou para levar aos moradores orientações sobre como acondicionar o lixo adequadamente, bem como esclarecimentos a respeito de outros serviços disponibilizados pela empresa, no tocante ao descarte consciente.

Durante as abordagens, o grupo formado por oito jovens aprendizes e um educador ambiental alertou sobre os dias e horários da coleta domiciliar na localidade e, ainda, sobre situações decorrentes do tratamento incorreto do lixo, que, quando mal acondicionado, pode gerar pequenos reservatórios de água, a exemplo de copos descartáveis e embalagens plásticas, possíveis criatórios para as larvas do mosquito. Os tipos de materiais recebidos no Ecoponto, localizado no mesmo bairro, também foram abordados. 

Enquanto a equipe visitava as residências e conscientizava a população, mais adiante, nas proximidades da rua Belém, cerca de 80 profissionais deram continuidade à ação de limpeza geral na região com serviços de roçagem mecanizada, capinação e retirada de resíduos. 

Moradora da rua Joana Robeiro, dona Maria do Carmo não poupou elogios à ação de educação ambiental no seu bairro. “Acho muito legal ver os jovens envolvidos em ações desse tipo. Esse serviço é muito importante, principalmente, porque ensina e alerta sobre os cuidados que devemos ter com nosso lixo para evitar as doenças", disse.

A artesã Maria Sueli Falcão, que já sofreu com os sintomas da dengue e também da chikungunya, comentou sobre a importância da participação popular para combater o Aedes. “Não podemos baixar a guarda para esse mosquito, por isso é preciso que todos os moradores reforcem os cuidados dentro de suas casas e também se unam à Prefeitura para manter a limpeza na cidade”, disse ela, que reside no bairro há mais de 15 anos.

Blitz do Lixo 

Para reforçar as ações de conscientização ambiental no Bairro Industrial, nesta quarta-feira, 22, a Emsurb realiza mais uma edição da Blitz do Lixo. Na ocasião, serão distribuídos panfletos aos condutores, pedestres e motociclistas com informações sobre o Ecoponto. “A nossa intenção é ampliar o leque de informações à população com relação ao descarte consciente, além de integrá-la sobre os serviços prestados pela empresa”, enfatizou o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa.