Prefeitura reúne representantes comunitários do 17 de Março para criação do Conselho Local de Saúde

Saúde
21/05/2019 22h57

A Rede Intersetorial do bairro 17 de Março, formada por representantes das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social, reuniu na tarde desta terça-feira, 21, a comunidade para discutir o funcionamento da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, e deu início à criação do Conselho Local de Saúde (CLS).

"Discutimos sobre a organização e o funcionamento da UBS, falamos sobre a importância de se utilizar a unidade e também de conservá-la. Além disso, conversamos sobre a importância da criação do CLS, que é imprescindível para o controle social. Serão oito conselheiros titulares e oito suplentes, 50% deles serão representados pela população, 25% de trabalhadores e 25% de gestores", explicou o técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) e conselheiro gestor do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Luiz Cláudio Soares.

Para a gerente assistencial da UBS, Suiane Gomes de Oliveira, é importante ter este primeiro contato com a comunidade para explicar os fluxos da unidade. "É bom termos este encontro para nos aproximarmos mais, para que a população entenda o funcionamento da UBS, que é gerenciada em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit)", enfatizou.

A coordenadora do Cras, Tatiana de Souza, explicou que o primeiro equipamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a chegar no bairro 17 de Março foi o Cras, mas que com o tempo, a gestão foi estruturando o bairro com a oferta de outros serviços. "Nas nossas reuniões a principal solicitação eram as demandas de saúde. Antes de ser construída a nova UBS, houve atendimentos de saúde aqui no Cras por aproximadamente oito meses. Hoje, além do Cras, a população local já pode contar com a UBS Dr. Roberto Paixão e duas escolas, uma de ensino infantil e outra de ensino fundamental. É a Prefeitura presente nesta comunidade carente", destacou.

Segundo a aposentada Valdete Gomes de Jesus, 60 anos, é importante participar do crescimento da comunidade. "Eu e minhas amigas estudamos aqui no Cras na Alfabetização de Jovens e Adultos. Agora frequentamos a UBS e queremos fazer parte do desenvolvimento do bairro, por isso participamos desta reunião. Gostei muito das explicações, tanto do funcionamento da UBS como a importância de ter um CLS para ajudar na oferta de saúde da nossa comunidade", elogiou.

Também participaram da reunião o presidente do CMS, Augusto Couto; a gerente da UBS Osvaldo Leite, Rosângela Lima de Assis; a enfermeira da UBS, Marília Uchôa e lideranças comunitárias.