Manutenção na drenagem e ações colaborativas da população evitam transtornos com chuvas

Obras e Urbanização
22/05/2019 16h48

Se o monitoramento do clima, as ações preventivas na drenagem e a limpeza da macrodrenagem são atividades planejadas e executadas cotidianamente pela Prefeitura de Aracaju, quando as chuvas começam a cair as ações são intensificadas para minorar os efeitos das incidências pluviométricas. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira, 22, quando as primeiras chuvas foram registradas e secretarias e órgãos municipais começaram a direcionar seus serviços para garantir a normalidade no sistema de drenagem.

Logo cedo, as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) já trabalhavam em grandes avenidas como a Euclides Figueiredo, Francisco Porto, Coelho e Campos, Beira Mar, Centenário, Tancredo Neves e outras vias que apresentavam dificuldade de absorver as lâminas de água. Durante o restante do dia, ações itinerantes prosseguiram com os serviços em outros pontos da cidade, priorizando os locais com problemas nas manilhas, áreas de altitude ou pontos abaixo do nível do mar.

Além do trabalho integrado, a população pode colaborar de forma decisiva para evitar alagamentos. Um gesto simples, mas que pode ser o diferencial entre ter a casa alagada e não se preocupar com as chuvas mais fortes é nunca descartar lixo doméstico, entulho nas ruas e, sobretudo, próximo à boca-de-lobo. A Prefeitura, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), sempre mantém equipes de limpeza, coleta de lixo e o programa Cata Treco, em que as pessoas podem solicitar o recolhimento de materiais.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, as ações administrativas se equiparam na celeridade, na efetividade e no atendimento imediato, mas sem a colaboração dos aracajuanos nesta tarefas as coisas se complicam. "A Emurb, Emsurb, Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e quando é exigido até a Assistência Social, se associam para levar os melhores serviços para os bairros. Mas, quando algumas pessoas não colaboram e desfazem com ações reprováveis, todo um trabalho planejado conjuntamente e  toda a cidade acaba sendo prejudicada. Portanto, quando alguém joga lixo em locais inadequados, está comprometendo tudo o que já foi feito", alerta Ferrari.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).