Prefeitura promove mais uma edição do projeto Com Elas

Assistência Social e Cidadania
22/05/2019 20h40

Os filmes são uma importante ferramenta para estimular o debate sobre inúmeros assuntos, por isso a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná de Meneses, realizou, na tarde desta quarta-feira, 22, mais uma etapa do projeto “Com Elas”, que é destinado às usuárias das Políticas de Assistência Social do bairro 17 de Março.

Na ocasião, foi exibido o filme “Eu não sou um homem fácil”, um longa que não apenas vai contra todos os princípios machistas, como também usa a comédia para distorcê-los ao mesmo tempo que trata sobre o universo do feminismo: direitos reprodutivos, abuso e violência, emancipação e empoderamento.

Após a exibição, as mulheres puderam conversar sobre a temática proposta em uma grande roda de conversa, que ajudou a contribuir com o crescimento pessoal e a promover a reflexão sobre temas relevantes como sororidade, feminismo, o papel da mulher na sociedade, dentre outros assuntos relacionados à temática.

O encontro teve como objetivo orientar, esclarecer as dúvidas sobre questões que envolvem o ser mulher, estimular as mulheres a assumir lugar da resistência como postura diante do cenário machista, chamar atenção para os silenciamentos cotidianos e, principalmente, fortalecer o debate.

Segundo a coordenadora do Cras, Tatiana de Sousa, a maioria das famílias referenciadas tem a mulher como responsável familiar, então, desde que o Cras foi inaugurado, elas vêm trabalhando com um grupo de mulheres, através do Programa de Atenção e Proteção Integral à Família (Paif). O Com Elas veio para complementar às atividades já desenvolvidas. “Neste ano, a gente renovou com a promoção do projeto, que tem como princípio-base a construção da sororidade entre as usuárias do Cras. Aqui, fortalecemos vínculos, debatemos temas importantes e enfrentamos diversos fatores sociais, a exemplo da violência contra a mulher”, ressaltou.

Na avaliação da dona de casa Ana Cássia dos Santos, o projeto ajuda as mulheres em diversos aspectos das suas vidas. “Muitas meninas estavam com a autoestima lá embaixo. Hoje, percebemos a diferença. Elas nos ajudam a acreditar mais na gente, confiar no nosso potencial, nos valorizar”, destacou.