Prefeito em exercício prestigia entrega de título ao deputado Francisco Gualberto

Agência Aracaju de Notícias
22/05/2019 19h19

O prefeito em exercício, Josenito Vitale (Nitinho), prestigiou, na tarde desta quarta-feira, 22, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a sessão solene que concedeu ao deputado estadual, Francisco Gualberto (PT), o título de Cidadão Aracajuano. A sessão especial, que contou com a presença de familiares do homenageado e diversas figuras políticas, destacou a importância do parlamentar, não somente para a política, mas também na defesa da democracia e dos direitos sociais.

Para Nitinho, Gualberto é um nome que precisa ser lembrado e homenageado. “É um cidadão que se dedica muito ao grupamento político, uma pessoa humilde, que passou por dificuldades com muita dignidade, muita honra. Me sinto muito feliz  por ter uma pessoa da magnitude de Francisco Gualberto recebendo o título de Cidadão Aracajuano. Desejo que ele continue a aproveitar esse título. Ele merece todo o reconhecimento por se dedicar, dia e noite, a Sergipe e a Aracaju”, afirmou o prefeito em exercício. 

Lisonjeado com a homenagem, Francisco Gualberto agradeceu pela generosidade que cerca o título. “Agradeço muito a Nitinho porque foi ele quem pautou essa homenagem. Farei o possível para continuarmos no mesmo barco. Não penso que esse título que é por merecimento e, sim, por generosidade. Inclusive, generosidade de quem veio prestigiar. Para mim é a simbologia de que mesmo um homem operário consegue receber homenagens e títulos como esse. É um momento de muita alegria”, destacou o deputado e, agora, Cidadão Aracajuano. 

O homenageado

Nascido em 23 de maio de 1956, no povoado Caipe Velho, no município de São Cristóvão, Francisco Gualberto perdeu os pais aos 8 anos de idade, o que o fez começar, desde cedo, a lutar pela sobrevivência e, sobretudo, contra as desigualdades sociais. 

Mudou-se para a capital sergipana em 1980, quando, junto a companheiros sindicalistas começou a discutir formação dos Partidos dos Trabalhadores (PT) em Aracaju. Paralelamente à criação do PT, Francisco Gualberto participou também da construção da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT-SE). Junto com outros companheiros, ele articulou o movimento para o surgimento da entidade de classe que, anos depois, presidiu em duas oportunidades. Antes, porém, Gualberto já havia passado pelo Sindicato dos Químicos de Sergipe, onde também havia sido presidente.

Francisco Gualberto foi eleito vereador por Aracaju e, na eleição para deputado estadual em 2002, ficou na segunda suplência, assumindo o mandato após o assassinato do deputado Joaldo Barbosa, em janeiro de 2003, e o consequente afastamento do então deputado Antônio Francisco (1º suplente), preso e condenado pela morte do colega parlamentar. Em 2006, Gualberto foi reeleito para a Assembléia Legislativa de Sergipe com 16.700 votos, onde assumiu a liderança do Governo na Casa, indicação feita pelo governador Marcelo Déda. Em 2010 mais uma vez reeleito deputado estadual obtendo 22.220 votos, continua na liderança do governo desenvolvendo um mandato reconhecido por todos como sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso Estado.

Na eleição de 2014, Francisco Gualberto foi reconduzido ao mandato na Assembleia Legislativa obtendo 25.405 votos