Marivan: retomada de obra é sinônimo de mais cidadania para moradores

Obras e Urbanização
23/05/2019 11h10

Assim como ocorreu em diversas obras, no Marivan, zona Sul da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira assegurou os recursos, deu início às obras ainda em 2012, mas, lamentavelmente, ficaram paralisadas durante a gestão anterior. Isto causou mais do que prejuízos aos cofres públicos: significou sofrimento e desolação que recaíram sobre centenas de famílias que continuaram a conviver com lama, poeira e insetos na porta de casa.

Hoje, retomada, a obra reabre um céu de esperanças e um horizonte de cidadania para quem viu um sonho ser interrompido. Tudo começou na segunda semana de janeiro deste ano, quando Edvaldo voltou ao Marivan para assinar a ordem de reinício das obras e garantir que os problemas serão finalmente resolvidos.

A retomada não foi um processo simples. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, explica os passos necessários para realocar recursos, atualizar projetos e planilhas e abrir licitação. "Se fosse algo simples, Edvaldo teria recomeçado esta obra já em 2017, mas, como havia um longo caminho burocrático a ser superado, só em 2019 isto se tornou possível. O importante mesmo é que a obra está em andamento, as medições e levantamento topográficos, principalmente da parte do solo mole que compromete a pavimentação, estão sendo realizadas. Todas as mais de 50 ruas que estão no processo passarão por avaliação e serão entregues devidamente urbanizadas, conforme o compromisso do prefeito com aquela comunidade", detalha Ferrari.

E as palavras do prefeito ainda soam muito bem aos ouvidos de quem mora por lá. A dona de casa Maria Aparecida Chagas oscila em relembrar o sofrimento e vislumbrar o futuro melhor. "Mesmo não tendo como esquecer o que já passamos aqui, prefiro acreditar que no futuro tudo vai melhorar. Eu não cobro que seja feito tudo de uma vez, mas que a obra nunca mais pare. Aliás, pare sim: quando acabar completamente", comenta a moradora.

Quem não esconde a satisfação de ver a obra andando é a autônoma Marta de Oliveira. Bem em frente à sua casa uma equipe escava e monitora para verificar se há lençóis próximos à superfície, mas, segundo ela, nada disto a incomoda. "Eu não reclamo porque sei que isto vai gerar benefícios para todos nós. Quem já viveu o que a gente aqui da rua viveu, isto não é nada. No fim, eu quero ver minha rua bonita para eu poder desfilar", brinca Marta.

A obra

Orçada em cerca de R$ 12 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, a obra consiste na complementação da infraestrutura do Marivan, com a execução de serviços em 53 ruas com terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial e profunda, conclusão das estações elevatórias de esgoto, passeios e ciclovias. No local, a Prefeitura vai realizar a pavimentação asfáltica em 11 km de vias, construção de 2.000 m² de ciclovias e 22.000 m² de passeio.