Servidores da Fundat participam de treinamento sobre a plataforma AjuInteligente

Formação para o Trabalho
23/05/2019 15h29

Os servidores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) participaram, nesta quinta-feira, 23, do treinamento referente à plataforma AjuInteligente, desenvolvida pela 1Doc e voltada à otimização dos processos burocráticos da gestão pública. Para a realização do treinamento, a Fundat contou com a parceria da Agência Central dos Correios em Aracaju, localizado na rua Laranjeiras, Centro, que disponibilizou o auditório para utilização de forma gratuita. 

A ocasião, que contou com a presença dos servidores da Fundat, teve como objetivo apresentar o novo sistema de comunicação interna para os colaboradores, que possui um layout semelhante às caixas de e-mail convencionais e possibilitará a diminuição da burocracia e do consumo de papel. Isso acarretará não só na economia de materiais, como também na agilidade para a resolução de pendências e na integração intersetorial. 

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, contar com esta inovação na gestão e com a parceria dos Correios é muito importante para a melhoria da atuação da Fundat. "A plataforma será muito importante para podermos melhorar cada vez mais nosso trabalho, o que afetará positivamente os cidadãos. Este treinamento foi essencial e estamos muito empolgados para colocar em prática o que aprendemos. Além disso, alinharemos o que for preciso nessa parceria com os Correios, que nos foi muito solícito. Existem espaços no prédio que estão aptos para oferecermos capacitações, inclusive. É uma parceria muito proveitosa e nos disponibilizamos para contribuir com eles também", afirmou a presidente. 

Segundo o gerente de novos negócios da 1Doc, Ricardo Duarte, a plataforma foi desenvolvida por ex-servidores públicos, em Santa Catarina, que conheciam bem os problemas reais, referentes à burocratização dos processos internos. "O objetivo foi o de documentar todos os passos dentro da administração pública para dar segurança, principalmente, para os servidores, e também estimular a transparência para tudo o que acontece. Hoje, mostramos como funciona a comunicação eletrônica. A implantação da plataforma é muito rápida e será algo facilitador", contou Ricardo. 

Parceria com a Agência Correios

O superintendente estadual de operações dos Correios em Aracaju, Israel Bispo, ressaltou a importância de firmar parcerias que possam fortalecer a atuação das partes envolvidas em prol da população. "Liberamos o espaço do auditório para este evento e já estamos à disposição para novas parcerias. A Fundat pode contar conosco, pois é importante demais esse tipo de vínculo, até porque nós já temos buscado essa integração. Nos sentimos agraciados e estamos abertos", salientou Israel.

Praticidade 

Para a servidora da Fundat, Lourdes Felizardo, a nova ferramenta de trabalho irá melhorar a agilidade dos resultados e o envolvimento das pessoas nos processos. Logo, será de grande proveito para a gestão municipal. "Acho que facilita não só a vida dos colaboradores, mas também dos cidadãos. A plataforma trás não somente a modernidade e inovação do setor público, mas também a real possibilidade de engajamento com o cidadão e agilidade dos processos. Estou habituada aos processos burocráticos, ao papel, e a possibilidade de ter algo mais ágil é fantástica", explanou Lourdes.