Prefeitura de Aracaju reduz índice de óbitos no Nestor Piva

Agência Aracaju de Notícias
23/05/2019 17h52

De janeiro a abril deste ano, houve uma significativa redução no número de óbitos registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, situada na zona Norte de Aracaju. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 22, pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, ao mencionar o Sistema de Informação e Mortalidade (SIM), do Datasus, estatística fornecida pelo Ministério da Saúde. "Nos primeiros quatro meses do ano, ocorreram 74 óbitos, 24 a menos do que a quantidade registrada no mesmo período do ano passado, que totalizou 98 ocorrências", afirma Waneska.

Além da redução em números absolutos, segundo Waneska Barbosa, deve-se ainda levar em conta que "o número de atendimentos este ano foi significativamente ampliado, o que representa um índice ainda menor, se comparados os períodos".

Fake news

A divulgação desses números põe por terra as declarações da vereadora Emília Correa, de Aracaju, que, durante entrevista a uma emissora local, afirmou que este número havia subido. Além de fazer uma afirmação inverídica, a vereadora disse que estava enfrentando dificuldades para conseguir os números de óbitos, o que também não é verdade, pois esses dados estão disponíveis para o público.

Na mesma entrevista, Emília Correa tentou produzir outra notícia falsa, ao afirmar que os 30 ônibus entregues na semana passada à população de Aracaju para o sistema de transporte integrado eram reaproveitados, classificando a entrega como uma fraude. Novamente, a parlamentar foi desmentida, conforme nota expedida na mesma manhã pelo Setransp, informando que os novos ônibus são todos 0 Km, ano 2019/modelo 2020, equipados com tecnologia avançada, câmeras de alta resolução, GPS, validadores e sistema de segurança de portas, num investimento de mais de R$ 9,2 milhões.