Ações de limpeza no Santa Maria geram satisfação entre moradores

Serviços Urbanos
24/05/2019 16h29

O esforço da administração municipal para manter a limpeza urbana e, com isso, transformar a paisagem do bairro Santa Maria, vem ganhando o reconhecimento dos moradores dos loteamentos e conjuntos residenciais da localidade. Além da coleta domiciliar, que acontece, às terças, quintas e sábados, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, rotineiramente, mutirões com serviços de capinação, roçagem mecanizada, varrição, coleta de entulhos e volumosos. 

Entre as ações dinamizadas nessa gestão, está, ainda, a limpeza de canais. Nos últimos meses, foram atendidos os localizados nas avenidas Ôba, Vasco da Gama, Auxiliar e o Canal dos Gabiões. Nesta semana, foi a vez do canal do loteamento Marivan, na região da Prainha, receber o procedimento preventivo que contribui com o sistema de drenagem das águas pluviais da região.

“O planejamento de ações nos bairros baseado em monitoramento in loco e também nas demandas sinalizadas pela própria comunidade, acaba gerando resultados satisfatórios quando estamos falando de serviços que promovem a limpeza urbana, e a desobstrução de canais é um deles. Desta forma, estamos conseguindo manter os níveis das águas controlados e sem maiores intercorrências com as últimas chuvas”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Ao notar a presença dos profissionais e ferramentas nas proximidades de sua residência, na avenida Alexandre Alcino, o aposentado Edilson Souza elogiou a ação. “A Prefeitura está fazendo a coisa certa trabalhando com a prevenção. Com essa limpeza, poderemos dormir mais tranquilos sem o medo do canal transbordar”.

A dona de casa Roseane Marinho, que reside há mais de dez anos na região conhecida como Prainha, também no Marivan, disse viver uma nova realidade desde o início dessa gestão, quando, além do serviço de desobstrução do canal, as demais ações de limpeza pública na região se tornaram mais frequentes. “Hoje eu sinto que a Prefeitura está olhando por nós. Sempre tem gente fazendo serviço por aqui. Isso sem contar na felicidade de ver o caminhão do lixo passando na porta da minha casa nos dias certinhos. Antes isso não acontecia”, frisou ela.