Inclusão pela Educação: Prefeitura constrói escola entre o Santa Maria e 17 de Março

Obras e Urbanização
27/05/2019 14h23

Em Aracaju, a gestão municipal tem construído e reformado várias unidades escolares espalhadas pela cidade, com ênfase nas obras que possibilitam ampliação dos prédios escolares em áreas vulneráveis socialmente. No 17 de Março, a administração municipal já viabilizou uma escola de educação infantil e outra de ensino fundamental, atendendo ao público infanto-juvenil daquela localidade. E a Prefeitura acaba de iniciar outra obra que dará novas oportunidades para os pequenos estudantes do Santa Maria e que poderá atender também público do 17 de Março. Pelo local estratégico, onde está sendo construído o novo prédio, a Educação fará a diferença para centenas de crianças e potencializará as políticas públicas de inclusão. 

E a obra será grandiosa. As instalações serão divididas em dois grandes blocos onde funcionarão salas de aula para creches, fraldários, salas da pré-escola, lactários, solários, sanitários acessíveis, rouparia, vestiários, cozinha, refeitório, despensa, almoxarifado, salas de reuniões para professores e direção e varandas. As áreas comuns contarão com pátio coberto, playground, estacionamento, guarita e praça. Tudo isto contando com um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

A edificação terá capacidade para atender até 374 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), destas, 188 em tempo integral. A obra mal começou, mas já gera expectativas em pais e mães de famílias da região. Eva Vilma Alves conta que ela mesma será beneficiada com os investimentos. "Esta escola vai ser muito importante para nós, que somos mães, que precisamos trabalhar e não temos com quem deixar nosso filhos. Espero que não demore porque eu serei uma das primeiras da fila para conseguir vaga para meu filho", comenta dona Eva.

Para Rodrigo Ramos, a escola pode significar a fronteira entre ter crianças na escola ou nas ruas. "Nosso bairro é carente e uma escola deste porte vai ser muito importante porque vai acolher as crianças e abrir uma oportunidade para os pais procurarem trabalho sem preocupação', diz o morador, complementando que acredita muito nesta gestão municipal.

Cronograma

O secretário municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, explica a fase inicial da obra e defende a estratégia da construção da escola neste ponto do Santa Maria. "Embora esteja apenas na fase inicial, ou seja, medições, levantamentos e terraplenagem, estamos preparando o terreno para abrigar um prédio de grandes proporções. As máquinas removem o excesso de solo, nivelando e estabilizando todo o terreno e, em seguida, começar a construir os alicerces que darão forma à escola que ofertará vagas para tempo integral para uma área que carece deste tipo de serviço público", frisou.