Alunos da Educação Infantil aprendem sobre saúde e alimentação saudável

Educação
27/05/2019 14h07

Desenvolver nas crianças o hábito da alimentação saudável é uma das metas da Prefeitura de Aracaju. Por isso, há cerca de três anos, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) desenvolve o projeto ‘Fruta é Bom Demais’ que, de forma lúdica, desperta nos alunos o interesse pelo consumo de frutas e alimentos naturais. Nesta segunda-feira, 27, a equipe do projeto visitou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria.

O projeto é voltado para os alunos da Educação Infantil, pois é na primeira infância que os hábitos alimentares são implantados nas crianças. E por trabalhar com este público, a ludicidade é uma ferramenta sempre presente. Com um teatro de fantoches, a equipe da Coae conta a história de um menino que adoece por consumir somente comidas industrializadas. Na história, os alimentos também ganham vida e explicam para as crianças a importância de preferir alimentos naturais aos industrializados. 

“Nós vimos que muitos alunos estavam trazendo lanche de casa, mas somente alimentos industrializados, como pipoca, sucos de caixa e refrigerante. Esse projeto vem para incentivar o consumo de frutas e de alimentos naturais. Em quase três anos do Fruta é Bom Demais, já percebemos, inclusive com o feed back dos diretores e coordenadores, que os hábitos alimentares dos alunos estão melhorando e nos cardápios das escolas, definidos pela Coae, já tem bastante presença de frutas. Neste ano, queremos estender o projeto para o Ensino Fundamental Maior, para incentivá-los e ensiná-los a analisar os rótulos dos produtos que consomem”, explica a nutricionista da Semed, Verônica Maria da Silva. 

Além do teatro, as nutricionistas também criaram a "caixa mágica", uma caixa de papelão decorada com um espaço para a criança colocar a mão e, através do tato, descobrir qual fruta está lá dentro. Tudo com as dicas das profissionais. A diretora da Emei Dom Avelar Brandão Vilela, Karine Melo Sales, conta que, além da sensibilização com as crianças, o trabalho também é feito com os pais.

“Quando a Coae manda o cardápio do mês, nós anexamos no mural da escola para que os pais tenham acesso. Durante as reuniões de pais, pedimos para que eles observem o cardápio e somente mandem lanche caso exista algum alimento que a criança não coma mesmo. E mesmo assim, se mandar, que não seja produtos industrializados que, para eles, é mais prático. Passamos para os pais que a rede disponibiliza lanche de graça e de qualidade e que não é necessário mandar de casa”, afirma a diretora. 

Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2016 pela Vigitel, órgão ligado ao Ministério da Saúde, 56% dos brasileiros estão acima do peso. Um dos objetivos do projeto Fruta é Bom Demais é justamente tentar reverter esses índices no município de Aracaju. "Também existem estudos que comprovam que crianças com sobrepeso e obesidade serão adultos obesos, por isso que a prevenção tem que ser feita agora. Vemos crianças de dois e três anos tomando refrigerante, suco industrializado, comendo macarrão instantâneo, isso faz com que doenças comuns apenas em adultos estejam atingindo também os pequenos”, conclui Verônica.