Equipe da Prefeitura de Aracaju participa de Curso Básico de Busca e Salvamento

Defesa Social e Cidadania
27/05/2019 18h34

Com o objetivo de manter a cidade em segurança e preparada para emergências, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve uma série de ações preventivas, o que inclui o aperfeiçoamento dos serviços através da formação das suas equipes. Por isso, a Defesa Civil de Aracaju participa do Curso Básico de Busca e Salvamento, que teve início na manhã desta segunda-feira, 27, e se estenderá até a sexta-feira, 31.

O curso é realizado pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências de familiarização com os conceitos básicos sobre a atividade de busca e salvamento e qualificá-los para atuar como novos elos do Sistema de Busca e Salvamento, SAR (do inglês Search and Rescue), além de valorizar a importância da atividade no Brasil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o curso é de extrema relevância para o aprimoramento do órgão. "Estamos em fase de elaboração do nosso Plano de Contingência e desastres aéreos, então, o curso vai agregar mais conhecimento a esse plano. Além disso, vai ampliar nosso conhecimento sobre a atuação nesse tipo de desastre", explica o major.

Ainda segundo o coordenador, todo o conhecimento adquirido durante o curso será indispensável para o enriquecimento técnico desse Plano de Contingência. "Representa mais uma etapa do nosso planejamento estratégico", afirma o major Sílvio. Assim, o coordenador considera a formação fundamental para manter a segurança dos cidadãos aracajuanos. "É necessário, em caso de desastres aéreos, saber como atuar, conhecer todos os procedimentos previstos, e agir de maneira correta e rápida para resgatar o maior número de vidas possível", conclui.

Além disso, o curso busca criar laços de cooperação entre as instituições envolvidas, como explica o major-aviador Guilherme Lira, chefe da Subdivisão de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira. "Em uma situação de calamidade pública de grande vulto, todos os entes públicos que participam das ações precisam conversar na mesma língua, interagindo e promovendo uma interoperabilidade entre as diferentes instituições", afirma Lira.