Prefeitura vacina crianças nas escolas e promove mais três dias de Unidade Itinerante

Saúde
28/05/2019 17h53

A cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Aracaju atingiu, até o momento, somente 61%. Diante desta baixa adesão, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem promovido diversas estratégias extras de aplicação das doses, com o intuito de atingir a meta de 90%, estipulada pelo Ministério da Saúde. Uma delas é a vacinação nas escolas públicas da capital, a exemplo da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Antônio Valença Rollemberg, localizada no conjunto Augusto Franco, que recebeu a equipe de imunização nesta terça-feira, 28.

"Com o objetivo de aumentar o índice da vacinação em crianças, a SMS resolveu realizar a campanha contra gripe nas Escolas, através do Programa Saúde na Escola [PSE], em parceria da Unidade Básica de Saúde [UBS] do Augusto Franco, para vacinar as crianças com menos de 6 anos e maiores de 6 meses", esclareceu a enfermeira da UBS do Augusto Franco, Janira Lima.

Para o pai de Adriele Rosa Silva, de 5 anos, José Flávio dos Santos, a ação foi uma ótima oportunidade. "Quando vim trazer minha filha pela manhã, fui avisado que teria a vacinação na Escola, no final das aulas. Fui para casa, separei a caderneta de vacinação e vim cumprir meu deve de pai", afirmou. Já para dona Maria Aureli Santos, mãe de Maria Júlia, também de 5 anos, a vacinação na Escola é mais uma oportunidade e ato de amor pela minha filha.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões, os grupos seguem recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses. "Os grupos prioritários são: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, que serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas", enfatizou.

Até o momento, a SMS registra cobertura de 57,66% em crianças; 62,48% em gestantes; 51,16% em trabalhadores da saúde; 68,64% em comorbidades; 68,16% em puérperas; 77,44% em idosos e 75,14% em professores.

Outras estratégias

Nesta semana, na quarta e quinta-feira, dias 29 e 30, a SMS estará na Praça Zilda Arns (bairro Jardins) com a Unidade itinerante, das 8h às 12h. A ação será especialmente voltada para crianças a partir de dois anos de idade. Já na sexta-feira, dia 31, as equipes estarão não praça General Valadão, no Centro da Cidade.

Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos devem apresentar o relatório médico, e trabalhadores da saúde, professores e os profissionais das forças de segurança e salvamento precisam estar com um comprovante de trabalho.