Fundat discute parceria com procuradoria do Ministério Público do Trabalho em Sergipe

Formação para o Trabalho
29/05/2019 18h29

Visando estreitar a parceria com instituições presentes na capital, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Lima, esteve reunida nesta quarta-feira, 29, com o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Emerson Albuquerque. O encontro, que aconteceu no Ministério, teve como objetivo pautar a parceria já existente entre os dois órgãos, com foco na viabilização de novos cursos e intermediação de mão de obra da pessoa com deficiência (PCD) para o mercado de trabalho, a partir desse trabalho em conjunto. 

A reunião serviu não só para discutir as formas de viabilizar novos projetos voltados aos PCDs, mas também para apresentar a nova diretoria da Fundat ao representante do MPT/SE. A aproximação e alinhamento de objetivos com o Ministério, tem como proposta o fortalecimento da parceria e a captação de recursos para a ampliação dos serviços de qualificação e empregabilidade, destinados à pessoa com deficiência (PCD), uma vez que o MPT/SE também trabalha atendendo esse público específico. 

"Reforçar a parceria da Fundat, junto à procuradoria do MPT/SE, é de suma importância, levando em consideração toda a gama de cursos de capacitação que a Fundação oferece e os recursos do Ministério, oriundos de multas aplicadas às empresas que, por sua vez, são destinados ao fomento de ações em prol da população. A reunião foi excelente e temos não só a esperança desse trabalho em conjunto ser um sucesso, mas também estamos entusiasmados, pois já temos alguns caminhos traçados, graças à parceria. Inclusive, nós já acenamos o envio de um projeto de capacitação para PCD, com recursos assegurados pelo Ministério", afirmou a presidente Edivaneide. 

Segundo o procurador chefe do MPT/SE, Emerson Albuquerque, o engajamento da Fundat é muito importante para as pessoas com deficiência que estão em busca de emprego. "Esse público tem encontrado, historicamente, uma resistência em relação às vagas de emprego no Brasil. O Ministério vem lutando contra essa resistência e as parcerias, como a que temos com a Fundat, irão reforçar ainda mais a luta em prol da inclusão em Aracaju", enfatizou o procurador chefe. 

Reunião

Estiveram presentes na reunião a equipe da Fundat, representada pela presidente, Edivaneide Lima; a diretora de Formação Profissional (Dirfop), Sandra Rezende; e o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc), José Arnaldo Almeida; além do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Emerson Albuquerque.