Semict apresenta plano de turismo em câmara especializada da Fecomércio

Indústria, Comércio e Turismo
29/05/2019 15h43

Nesta quarta-feira, 29, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, participou de reunião na Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SE, que é coordenada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hóteis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, para falar sobre o planejamento de ações da Prefeitura de Aracaju para o turismo. 

O secretário detalhou as ações a partir do projeto “Venha Sentir Aracaju”, inscrito no Planejamento Estratégico da gestão. Ele enumerou ações de promoção do destino através do perfil @descubraaracaju em redes sociais (Instagram e Facebook), produção de folders, brindes e bolsa promocional, além de participação em feiras e eventos. 

O secretário falou sobre capacitações para guias de turismo, apoio da secretaria para a realização de famtour e fampress com jornalistas e influenciadores digitais, estruturação de novos roteiros turísticos, ampliação de passeios da Marinete do Forró, e uma proposta inovadora, discutida com o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe e em fase de estudo autorizado pela Marinha do Brasil: o vazamento do muro do Farol da Coroa do Meio para permitir uma visão cênica do local, além da abertura do farol para visitação pública.     

Também destacou que logo ao assumir a secretaria, teve um encontro com ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em Brasília, para tratar de investimentos em obras com impacto turístico em Aracaju como a revitalização da Orla do Bairro Industrial e a recuperação da estrutura que compõe o deck do Banho Doce, na praia da Aruana.

Dois pontos importantes na apresentação: a revitalização completa da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através de convênio com o Governo do Estado, e a recriação do Conselho Municipal do Turismo, um compromisso do prefeito assumido em campanha, que possibilita Aracaju figurar no Mapa do Turismo do Governo Federal “e assim estar apto a receber recursos”.   

Marlysson Magalhães pregou a união e “somação de esforços” de todos os setores ligados ao turismo, inclusive com a unificação de uma agenda comum de ações para superar os desafios impostos pela crise econômica que atinge estados e municípios. “A dificuldade na promoção do destino é de todos, então eu quero propor uma somação de esforços, unidos ficaremos mais fortes para superarmos esse momento, vamos fazer uma agenda de participação em eventos de forma alinhada”, pregou, acrescentando que a gestão municipal está aberta ao diálogo para encontrar soluções que fortaleçam o turismo.

“O secretário colocou muito bem: se a gente não se unir, a gente vai estar indo para caminhos distintos”, concordou a vice-presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita.

O superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado, também se associou à proposta de unidade de ações e alertou que é preciso que todos tenham um olhar de futuro. “Vamos deixar o passado e olhar para a frente, porque o mundo está mudando rapidamente. Temos que ser propositivos e pensar juntos, porque as ameaças são grandes e é preciso a unidade de todos para encontrar as respostas aos problemas”, sugeriu.

Ao final, e demonstrando otimismo, o secretário Marlysson Magalhães relembrou recente reunião ocorrida na Capitania dos Portos de Sergipe com empresários do setor de cruzeiros marítimos, em que o prefeito Edvaldo Nogueira fez uma “bela defesa dos potenciais de Sergipe e Aracaju”, colocando todo o secretariado da gestão municipal à disposição para a inclusão de Aracaju na rota dos cruzeiros, um novo nicho de mercado do turismo a ser explorado. 

Participaram da reunião dirigentes de entidades ligadas ao trade turístico com assento no colegiado, a exemplo do Sebrae, Senac, Abav, Abih, Abrasel, Abrajet, Acese, Universidade Federal de Sergipe e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Sergipe (SHRBS).