Previna móvel atende comunidade do São Conrado

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2019 11h51

Expandir o atendimento de Saúde além dos muros dos postos e hospitais é uma forma de cuidar dos cidadãos de forma integrada, com ações de prevenção e aconselhamento. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Previna Móvel, realiza ações diárias, levando os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para as unidades municipais, estaduais ou privadas.  Assim, na manhã desta sexta-feira, 31, a comunidade do bairro São Conrado pôde comparecer à Escola Estadual Professor Benedito Oliveira, onde puderam obter diagnósticos, aferir pressão e glicemia, além de receber informações e encaminhamentos.

As atividades do Previna Móvel começaram às 9h, se estendendo até 12h,  contando com quatro profissionais, atendendo cerca de 100 pais. Foram 400 testes rápidos. A SMS disponibilizou ainda o programa Saúde do Adulto, através da aferição de pressão e  glicemia e palestra sobre a saúde da mulher. 

Os testes rápidos diagnosticam HIV, sífilis, hepatite B e C, são realizados por pulsão digital e ficam prontos em 15 minutos. Após o resultado, um aconselhamento sobre a importância da prevenção e de seguir as determinações médicas é feito. No caso de alguma detecção dessas doenças, os aracajuanos são encaminhados para os locais específicos de tratamento. Para o Centro de Especialidades Médicas (Cemar), em caso de HIV positivo; ao Hospital Universitário por conta das hepatites e à unidade básica de referência aos que apresentam o reagente de sífilis.  

O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas, explicando a importância da prevenção e cuidados necessários para manter uma vida sexual segura. Assim, até o mês de maio, foram realizadas 27 ações, com mais de 5.000 pessoas atendidas. “Estamos buscando ampliar o acesso ao público pelo Previna Móvel, então temos feito ações junto ao Programa Saúde na Escola, visitando as unidades municipais. No entanto, como o projeto tem dado certo, nos convidaram para estendê-lo aqui nesta escola estadual. Temos uma variedade de programas de prevenção e vigilância, que levamos, caso solicitados via ofício, para empresas privadas, eventos ou mesmo para atender solicitações do governo estadual”, explica a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids da SMS, Débora Oliveira. 

Quem esteve no local aprovou a prestação dos serviços, como no caso de Anailza Pereira, 31 anos, moradora do Orlando Dantas. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante, tanto para as crianças, quanto para os pais. Os exames são ótimos porque nos tranquilizam ou podem nos ajudar a procurar o tratamento correto, de forma rápida. Além disso, como temos adolescente aqui, é preciso alertar sobre como se prevenir”, ressalta. 

Alcione de Jesus, 41 anos, tem a mesma opinião. O cuidado da Prefeitura com ela e seus filhos foi destacado. “Eu gostei demais, foi a primeira vez que participei dessa ação aqui.  A Prefeitura está de parabéns, porque mostra que está nas ruas, perto da gente. Espero que continue acontecendo”, afirma.