Saúde de Aracaju debate relação entre trabalho e doenças contemporâneas

Saúde
31/05/2019 16h29

 

Refletir como o estilo de vida nos dias atuais interfere na saúde dos trabalhadores foi um dos principais objetivos da reunião do Grupo de Estudo sobre Câncer Relacionado ao Trabalho (GECRT), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 31, e contou com representantes da Associação dos Amigos da Oncologia (Amo).

A reunião acontece toda última sexta-feira de cada mês para debater temas pertinentes ao trabalhador com profissionais da Atenção Básica de Aracaju; profissionais ligados ao setor de Oncologia dos hospitais de Urgência de Sergipe (Huse) e do Cirurgia; da Secretaria de Estado da Saúde (SES); da Amo; das universidades Federal de Sergipe e Tiradentes, e do público em geral interessado nesta questão.

A presidente da Amo e técnica fundadora do Cerest, Conceição Balbino, explicou que o GECRT é pioneiro no país, com seis anos de fundação, e que o maior objetivo do grupo é a promoção da saúde do trabalhador, já que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que a maioria dos cânceres têm relação com o ambiente de trabalho.

“O Cerest tem uma ação de sensibilização e de capacitação deste trabalho, uma vez que somos multiplicadores dos protocolos. Temos que capacitar os trabalhadores da saúde para que eles entendam que a queixa de um usuário pode estar relacionada ao trabalho. Com essa atuação, buscamos mudar a qualidade de vida do cidadão e as próprias políticas públicas no Brasil, porque além da assistência à saúde temos que melhorar os ambientes profissionais para que realmente possamos promover qualidade de vida integral”, frisou.

O psicanalista e assessor da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) da SMS, Pedro Henrique Nunes da Silva, através da palestra ‘Saúde do Trabalhador – Reflexões Contemporâneas’, fez uma ponte entre a saúde do trabalhador e as patologias contemporâneas como depressão, ansiedade e estresse.

“O que acontece na realidade é que as pessoas estão enfraquecidas, adoecendo com muita facilidade, e tentamos fazer uma conexão com o social, as questões psíquicas e o trabalho. Na verdade, é muito complicado lidar com a subjetividade porque o ser humano, na atualidade, quer ver as coisas muito na objetividade. Tudo é cobrado muito rápido e quem não consegue acompanhar, pode acabar adoecendo”, explicou.

Após a palestra, houve muitas discussões e uma conversa mais aberta sobre o tema entre os participantes. Para o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Fernandes de Melo, Alexandre Cardoso, os encontros realizados mensalmente são muito enriquecedores. “Aqui se discute sobre tudo, não só sobre saúde do trabalhador e câncer. Criamos um vínculo com os profissionais que participam, não só do ponto de vista técnico, mas humano”, ressaltou.

Homenagem

Durante o encontro, foi feita uma homenagem ao primeiro gerente da Saúde do Trabalhador de Aracaju, Carlos Valdemar Dantas de Carvalho, que faleceu no último dia 15, em consequência de um câncer. “Ele foi um dos fundadores do Cerest e dedicou 15 anos da vida à Saúde do Trabalhador.  Ele amava trabalhar nesta área e passou três anos lutando corajosamente contra um câncer de pâncreas. Onde quer que esteja, que ele possa ouvir nosso muito obrigado”, agradeceu Conceição Balbino.

Houve também um café da manhã em celebração ao 1º de maio (Dia do Trabalhador) e aos dias da Enfermagem e do Assistente Social, 12 e 15 de maio, respectivamente. Os estudantes do 10º período de Fisioterapia da Unit, que fazem estágio na rede de saúde pública de Aracaju, também promoveram sessões de alongamento.