Mesmo liberada para toda população, foco da vacina contra a gripe ainda são os grupos prioritários

Saúde
03/06/2019 16h27

A partir desta segunda-feira, 3, as doses de vacina contra a gripe foram liberadas para toda população por recomendação do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Aracaju continua disponibilizando as aplicações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h30 às 16h30, até o término do estoque remanescente da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Apesar da liberação, a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, alerta que o foco da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua sendo o grupo prioritário. “O sistema do Ministério da Saúde continuará aberto para o cadastro do público-alvo e a intenção da SMS é a de permanecer aplicando as vacinas até alcançar a meta de 90%. Afinal de contas, as pessoas que se enquadram no perfil inicial da campanha são as mais vulneráveis ao vírus e, portanto, passíveis de sofrer com maior intensidade as variações mais perigosas da Influenza”, esclareceu.

A campanha, que durou 51 dias, foi destinada aos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Aracaju tinha uma meta de imunizar 146 mil pessoas e cerca de 75% foi vacinado. “Mesmo com todas as estratégias da SMS para atingir a meta de 90%, somente parte do grupo prioritário buscou a vacina. Os professores obtiveram o maior índice, com o registro de 92,46% de doses aplicadas, seguido pelos idosos, com 87,34%; pessoas com comorbidades, 80.85%; puérperas, 71,64%; gestantes, 64,47%; crianças, 63,73% e trabalhadores da saúde, com apenas 62,63% de cobertura”, informou a coordenadora.   

A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença e, em 2019, teve mudanças na composição para proteger contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.